BOVINOS: União Europeia corta subsídios à exportação de carne bovina
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Pressionada pela alta dos preços em um contexto de oferta interna apertada, a União Europeia decidiu cortar em 33% os subisídos à exportação de carne bovina, conforme comunicado da Comissão Europeia citado pela agência Bloomberg. Com a medida, o reembolso para a carcaça do produto cai de US$ 320,3 por tonelada para US$ 214 por tonelada. A redução dos subsídios entra em vigor dentro dos próximos dois dias, com a publicação da decisão no Diário Oficial da União Europeia.
Exportações - Em 2012, as exportações europeias de carne bovina devem alcançar 445 mil toneladas, segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Os europeus representam 5% das exportações mundiais do produto. “O mercado está relativamente apertado, com produção relativamente baixa e preços altos”, afirmou comunicado da Comissão Europeia. “Nesse contexto, as exportações são naturalmente reduzidas, bem como as importações são reduzidas diante da falta de oferta em todo o mundo”, acrescentou.
Reembolso - O reembolso aos produtores de carne suína (incluindo presuntos e salsichas), por sua vez, foi cortado para zero, de acordo com a comissão. Já os subsídios às exportações de ovos também foram reduzidos em decorrência dos preços altos na Europa. Por outro lado, os subsídios à exportação de carne de frango não foram alterados. (Valor Econômico, com Bloomberg)