AGRO: Reportagem do RIC Rural destaca programa de formação cooperativista da Coamo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi ao ar, no último domingo (14/07), o novo episódio da série especial do RIC Rural no mês do cooperativismo. Veiculado nas manhãs de domingo pela TV Record em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo, o programa apresenta, em parceria com a Coamo, a série “Cooperativismo, celebrando a força e união em prol do bem comum”.
O quarto episódio da série traz os detalhes do Programa Jovens Líderes Cooperativistas, considerado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) como o melhor programa de educação e gestão do segmento, tendo como objetivo a formação de jovens para assumirem papel de liderança dentro da cooperativa e também em seus negócios familiares.
Formação e informação
“Nós temos como um dos princípios do cooperativismo a formação e a informação. Na Coamo, nós trabalhamos a família cooperativista como um tudo, com programas destinados para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Falando especificamente sobre o Jovens Líderes Cooperativistas, este programa já está na sua 28ª edição e funciona como um MBA para que o cooperado faça uma boa gestão de sua propriedade”, explica o Diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias.
Realizado desde 1998, o programa demonstra compromisso consiste com o desenvolvimento e a formação das novas e capacitadas gerações do campo. Os participantes da formação têm a oportunidade de se envolverem em projetos e iniciativas que impactam positivamente em suas comunidades e no setor cooperativista de forma geral, preparando também a sucessão familiar nos negócios rurais e proporcionando conhecimentos específicos sobre gestão agrícola, administração financeira, inovação tecnológica e sustentabilidade.
A cooperada Gabriela Zottis, de Toledo, formada pelo Programa Jovens Líderes Cooperativistas, participou da entrevista e destaca os pontos principais aprendidos durante o curso. “Capacitação na parte de liderança, comunicação, inovação e gestão. A formação nos capacita a exercer a sucessão familiar dentro das atividades no campo, além de fomentar a interação dos jovens com a cooperativa”, afirma.
Reportagem
Assista abaixo a reportagem completa veiculada pelo RIC Rural:
https://youtu.be/BT7jq3B0fKw?si=QsM91aUl8arF8EA- (Assessoria de Imprensa Coamo)