AGRO: Cocari comemora 20 anos do Programa Cooperjovem
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A dia 20 de outubro foi de comemoração na Cocari, pelos 20 anos de realização do Programa Cooperjovem. Desenvolvido em parceria com o Sescoop/PR, a iniciativa enriquece a história da cooperativa, deixando um legado transformador com a disseminação de princípios e valores do cooperativismo em sala de aula.
Conquistas - Para festejar as conquistas registradas nessas duas décadas de intensa aprendizagem, a cooperativa reuniu na Associação Atlética Cocari os agente dessa transformação, professores e alunos das escolas municipais de Jandaia do Sul (PR), Kaloré (PR), Mandaguari (PR) e Marialva (PR), além de alunos das Apaes, que fazem parte do Programa.
Palestra - Na oportunidade, foi ministrada a palestra “Felicidade ao alcance de todos”, apresentada pela consultora e escritora especialista em Gerenciamento de Raiva, Patrícia Santos. Os convidados puderam assistir também a uma bela apresentação do Grupo Sou Arte.
Resgate de valores - A atual diretora da Escola Municipal Bom Pastor, de Mandaguari, Carmem Lucia Rafael, acompanhou o programa desde o início da implantação. “Nós iniciamos o Programa Cooperjovem em 2003, e desde lá percebemos que esse programa busca resgatar valores, busca a empatia, trabalhar a cooperação e o trabalho em equipe. Sozinhos não somos ninguém. Dependemos dos outros para muita coisa, e isso temos de aprender desde a infância, para nos tornamos adultos melhores, para sabermos cooperar, trabalhar em grupo, nos desenvolver”, resumiu a diretora.
Impacto transformador - Hugo Carnelossi, supervisor de cooperativismo da Cocari falou da satisfação de fazer parte do projeto. “Ao celebrar os 20 anos de adesão do programa Cooperjovem na Cocari, sinto uma profunda satisfação e orgulho de olhar para trás e ver o impacto transformador que esse programa teve em nossas escolas, crianças e comunidade”, apontou.
Desenvolvimento integral - Em sua avaliação, ao longo dessas duas décadas, o Cooperjovem não foi apenas um programa educacional. “Foi uma força motriz para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as, não só como futuros profissionais, mas também cidadão conscientes e ativos em suas comunidades”, analisou.
Capacitação dos professores - Ele comentou sobre a capacitação dos professores, que se mostram engajados na abordagem pedagógica que valoriza a cooperação e o trabalho coletivo. “Essa abordagem centrada na ideia da cooperação tem impactado positivamente a dinâmica escolar, promovendo um ambiente de respeito mútuo, empatia e colaboração entre alunos e professores”, destacou Hugo.
Valor e força da cooperação - Na homenagem prestada, o supervisor de cooperativismo enfatizou que o Programa Cooperjovem representa, para as crianças, a oportunidade de aprender sobre o valor e força da cooperação, desde cedo, e agradeceu a todos os envolvidos. “Quero expressar em nome da Cocari, a minha profunda gratidão a todos os envolvidos, educadores, alunos, pais, toda equipe que tornou isso possível que continuemos juntos, construindo um futuro mais cooperativo, justo e promissor para todos nós, porque o investir nas crianças é nosso dever, fazê-lo com a essência do cooperativismo é nosso legado”, concluiu.
20 anos de história - O presidente da Cocari, Marcos Trintinalha, relembrou o início do Cooperjovem na cooperativa e destacou sua relevância. “São 20 anos de história. Isso começou alguns anos atrás, com uma pequena célula, e hoje atendemos vários municípios e ainda com a participação das Apaes. Temos os professores ajudando nessa educação continuada do cooperativismo, que é o que almejamos, é o que desejamos”, destacou. “Queremos agradecer aos professores pela condução, pela implementação, por não medirem esforços para ajudar a região, o Paraná, a Cocari a desenvolver o cooperativismo nas escolas. Obrigado, em nome do Conselho de Administração, em nome do Sescoop, que nos ajuda, em nome da Ocepar, OCB a todos os envolvidos”, agradeceu o Trintinalha.
Abrangência - A Cocari, juntamente com o Sescoop/PR, leva o Cooperjovem para mais de 900 alunos e cerca de 60 professores de 4º e 5º anos.
Metodologia - Com metodologia dinâmica e lúdica, ensina enquanto desenvolve habilidades de cooperação, promovendo, por meio do cooperativismo, a transformação que o mundo precisa, com projetos que abordam o empreendedorismo, educação financeira e consciência ambiental, fatores que impactam a vida dos alunos, suas famílias e a sociedade. (Assessoria de Imprensa Cocari)