AGRÁRIA: Imersão é realizada para novos cooperados
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No último dia 23, a Agrária recebeu um grupo de cooperados na Akademie IREKS& Agrária, para uma imersão sobre o funcionamento da cooperativa. O evento reuniu produtores rurais associados nos últimos dois anos. “O nosso estatuto prevê instruções sobre os princípios do cooperativismo. Em conversa com a nossa agente da área, decidimos realizar uma integração, parecida com a que é feita para os novos colaboradores. Dessa forma, conseguimos abordar tanto os conteúdos de cooperativismo quanto informações importantes sobre o dia a dia da Agrária”, explicou Viviane Schüssler, Gerente Agrícola e Social da cooperativa.
Atividades - O evento começou com uma palestra on-line com a pedagoga e coach comportamental Rejane Novello. Na sequência, foram promovidas conversas com os gerentes da cooperativa, que falaram sobre as atividades de suas áreas e esclareceram dúvidas dos participantes. “Embora eu já conhecesse bem a estrutura, foi um momento muito interessante. Pudemos perceber o que é o cooperativismo na prática e porque ele dá certo”, afirmou o cooperado Marcelo Mores Edling.
Particularidades - A cooperada Ivone Zuber Virmond começou a atuar na propriedade familiar há pouco mais de dois anos, incentivada pelo pai, o também cooperado Antonio Zuber. Ela comenta que, apesar de já possuir uma vivência no campo, a agricultura é uma atividade com várias particularidades. “Meu pai teve a iniciativa de começar o processo de sucessão, para que possamos fazer tudo de maneira planejada. Eu não tinha um conhecimento profundo, principalmente sobre a parte burocrática. Como a Agrária é muito grande, essa imersão é necessária, para que a gente saiba a quem procurar quando precisamos resolver alguma situação”, disse.
Estatuto - Para encerrar a imersão, os cooperados assistiram a uma apresentação sobre o estatuto da cooperativa. “Procuramos mostrar ao cooperado toda essa estrutura da qual ele é sócio e como sua atuação, seja como fornecedor ou como cliente, interferem nas atividades da Agrária”, finalizou Viviane Schüssler. (Imprensa Agrária)