Vitrine tecnológica no Show Rural vai reproduzir uma propriedade agroecológica sustentável

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

show rural 27.01.2025A Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” é uma unidade demonstrativa de tecnologias voltadas à agricultura orgânica e à agroecologia. Possui uma área de aproximadamente 4,4 mil metros quadrados, reproduzindo uma propriedade sustentável com foco em atividades de transição agroecológica. O tema do evento 2025 é “Construindo conhecimento agroecológico”.

Os Plots de Campo e as Tendas informarão sobre os seguintes temas:

1- MANDALA – com espécies nativas, condimentares, aromáticas, medicinais e Pancs
Parceiro responsável: Itaipu Binacional
2- GRÃOS, MANDIOCA e BATATA DOCE
Parceiro responsável: Unioeste/CVT, IDR Paraná, Gebana e Embrapa
3- SAFS (Sistemas Agroflorestais) - com meliponídeos e plantas apícolas, madeiráveis e frutíferas regionais
Parceiro responsável: UFFS, Itaipu Binacional, IDR Paraná e CCA.
4- PECUÁRIA – com novas plantas forrageiras e mandioca como alimento alternativo e barato
Parceiro responsável: IDR-Paraná e Embrapa.
5- OLERICULTURA – com cultivo protegido em SPDH com tomate, outras hortaliças e flores.
Parceiro responsável: IDR-Paraná e Embrapa
6- SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças) - mix de plantas com guandu, milheto e sorgo e cultivo de melancia como alternativa econômica
Parceiro responsável: IDR-Paraná e Unioeste.

Galinheiro móvel

Além dessas estão previstas outras inovações que envolvem temas transversais da agroecologia: instalação de um protótipo de galinheiro móvel com aves feitas com linha de algodão em artesanato tipo crochê; criação de uma maquete viva no cultivo suspenso, na área do SPDH; apresentação de espécies comerciais de flores a campo e em vaso; implantação na casa de apoio de uma dinâmica de turismo sustentável e preservação da saúde.

Estas práticas resultam do esforço da pesquisa, extensão e fomento dos parceiros que integram a VITAL e têm por objetivo promover o desenvolvimento da Agroecologia de nosso Estado e, sobretudo, oferecer alternativas de promoção da renda aos agricultores familiares, além de ser uma referência nacional na produção orgânica. Todas as ações têm como meta atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, agenda 2030.

16 parceiros

A organização do espaço conta com 16 parceiros envolvidos no planejamento e preparação sendo: Associação Paranaense de Saúde Popular (APASAP); Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (BIOLABORE); Central de Cooperativas da Reforma Agrária (CCA); Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia / Núcleo Marechal C. Rondon (CAPA); Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia, Mandioca e Agricultura Sustentável do Oeste do Paraná (CVT); Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), unidades Embrapa Clima Temperado, Embrapa Pantanal, Embrapa Hortaliças,  Embrapa Gado de Leite, Embrapa Algodão, Arroz e Feijão, Soja, Mandioca e Fruticultura e Milho e Sorgo; Fundação de Apoio ao Agronegócio (FAPEAGRO); Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná); Cataratas do Iguaçu Produtos Orgânicos Ltda (GEBANA); Núcleo Oeste do Paraná da Rede EcoVida de Agroecologia; Programa Paraná Mais Orgânico (PMO); Produtores Associados (Sustentec); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina; Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Marechal Cândido Rondon; Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul; Usina Hidrelétrica ITAIPU Binacional. As ações são coordenadas pelo convênio Vitorias - Vitrines Tecnológicas para Agroecologia e Sustentabilidade. O Instrumento tripartite envolve o IDR-Paraná na coordenação executiva, Fapeagro na gestão administrativa e tem patrocínio da Itaipu Binacional.  (Comunicação Coopavel).

Conteúdos Relacionados