Uso de meios de transporte sustentáveis reforçam compromisso da Agrária com o tema

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

agraria 21 08 2025Prezando pela sustentabilidade em toda cadeia de produção, a Agrária investe em ações que incentivam e promovem a manutenção dos recursos naturais. Desta forma, a cooperativa estabelece forte sinergia com parceiros e fornecedores que também elencam o tema como prioridade.

A Pacific Basin, com sede em Hong Kong, é um exemplo disso. Especialista no transporte grãos por via marítima, a empresa tem 10% de sua frota formada por navios verdes. As embarcações recebem essa classificação porque emitem menos gases de efeito estufa durante suas rotas, quando comparadas aos meios de navegação convencionais.

O navio Oyster Bay, cuja bandeira também é de Hong Kong, é uma das embarcações sustentáveis da Pacific Basin. Ele esteve no Brasil no último mês de junho e teve prioridade para aportar em Paranaguá. Desde 2023, o porto paranaense privilegia os chamados navios verdes na fila para o embarque e desembarque de cargas.

Entre os produtos transportados pelo Oyster Bay estavam insumos utilizados nas indústrias da Agrária. O contrato de prestação de serviços com a Pacific Basin aconteceu por intermédio da BMS, empresa especializada na comercialização de grãos, com sede em Montevideo, no Uruguai. Desde 2017, a Agrária possui seu controle acionário.

De acordo com Paula Lorenzo, gerente de logística da BMS, além da excelência na prestação de serviços, o comprometimento da Pacific Basin com sustentabilidade também foi considerado no momento da contratação do embarcador. “Conhecemos a atuação da Pacific Basin e sabemos que ela está na vanguarda no que se refere às práticas sustentáveis no transporte marítimo”, disse.

O Oyster Bay possui um sistema acoplado ao motor, que filtra parte dos gases poluentes que são dispensados com a queima de combustível. Em abril deste ano, a Organização Marítima Internacional, agência da ONU (Organização das Nações Unidas) responsável pelo setor, estabeleceu diretrizes globais de descarbonização. As ações voltadas para esse objetivo devem ser colocadas em prática pelos embarcadores a partir de 2027. “Trabalhamos para ser referência em sustentabilidade, por isso precisamos estar atentos a toda a cadeia. Meios de transporte como os navios verdes, por exemplo, vêm ao encontro dos nossos objetivos para o futuro da Cooperativa”, afirmou o gerente de Estratégia e Sustentabilidade da Agrária, Rodrigo Lass. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados