FRIMESA: Parque Ambiental é inaugurado em Medianeira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Lixo que se transforma em riqueza natural. Esse contraste é conferido no Parque Ambiental Frimesa, inaugurado no último sábado (22/10), em Medianeira, Oeste do Estado. Na prática, dos 70 hectares de área, localizado às margens da BR 277, em 20 estão a infraestrutura da unidade industrial de Carnes da cooperativa e 50 hectares são cobertos por floresta nativa mantidos sob preservação permanente. A construção e manutenção do parque são mantidos exclusivamente dos recursos gerados da reciclagem de resíduos.

 

Cerimônia - A cerimônia de inauguração foi acompanhada por diversas autoridades, colaboradores e profissionais ligados de educação do município. O Parque Ambiental Frimesa (PAF) nasce com propósito de preservar a área, compartilhar conhecimento e promover a sensibilização para os princípios da sustentabilidade. Uma trilha ecológica permite que a comunidade visite o local e desfrute das belas paisagens. “Esse espaço é um patrimônio natural e existe a preocupação de manter e valorizar essas riquezas naturais para as futuras gerações. Também queremos mostrar que é possível conciliar a produção industrial com a preservação do meio ambiente”, disse o presidente da Frimesa, Valter Vanzella. A construção do parque foi também a alternativa que permitiu a utilização da área junto com a preservação. “A ideia de se fazer um Parque, mantendo a presença de pessoas, foi a opção viável. Envolvendo a comunidade na fiscalização e preservação”.

 

Pulmão verde - Por estar no perímetro urbano da cidade, o local é considerado o pulmão verde para a cidade de Medianeira, contribuindo na qualidade do ar e do clima. O prefeito de Medianeira, Elias Carrer, acrescentou que “a Frimesa, além de ser a principal empresa geradora de empregos e receitas está nos brindando com mais um projeto de sustentabilidade. Isso é um exemplo para nossa região, para o estado e para o país como é possível crescer sem esquecer do ambiente que vivemos”, disse.

 

Exemplo - Para o chefe Regional do Instituto Ambiental do Paraná, Márcio de Azevedo Moreira, a ação da Frimesa é um exemplo a ser seguido. “O projeto atendeu todos os requisitos de preservação ambiental necessários tanto para a implantação quanto para a operação. Essa é uma proposta de grande ganho ambiental para a região”. 

 

Natureza exuberante - No PAF Frimesa é possível encontrar uma natureza exuberante, com belas paisagens de mata nativa, cachoeira, plantas exóticas, localizado as margens do Rio Alegria. Na Trilha Ecológica tem 916 metros de percurso onde é possível visualizar a riqueza da biodiversidade mostrada, em parte, pela floresta nativa, cachoeira natural, nascentes, árvores exóticas e uma fauna de encantar. Aspectos históricos culturais da primeira hidroelétrica da cidade, complementam a paisagem. Esse patrimônio natural é um instrumento prático de educação ao ar livre. (Imprensa Frimesa)

{gallery}noticias/2011/Outubro/26/2011102615502/{/gallery}

Conteúdos Relacionados