CRÉDITOS DE CARBONO: Evento na Ocepar debate inclusão de pequenos produtores de suínos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Acontece nesta quinta-feira (dia 19/10) no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba, um workshop para debater a inclusão de pequenos e médios produtores de suínos no mercado de Créditos de Carbono. O evento conta com a participação de diversas instituições, entre elas Embrapa, Tecpar e Itaipu e tem como objetivo principal analisar e discutir modelos de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para a inclusão de pequenos e médios produtores de suínos paranaenses no mercado de créditos de carbono, um trabalho coordenado pela Ocepar, Departamento Agrícola da Embaixada do Reino dos Países Baixos e Universidade de Wageningen, da Holanda. Na abertura do evento, que tem 40 participantes, o superintendente adjunto ao Ocepar, Nelson Costa, frisou que os pequenos produtores de suínos acabam sem acesso às tecnologias por causa do custo elevado. “O que se busca é uma solução para incluí-los no mercado de créditos de carbono e talvez gerar uma renda adicional aos produtores”, afirmou Nelson Costa, lembrando que normalmente são as empresas que instalam os biodigestores que acabam com a maior parte da receita.

Meio ambiente - O projeto foi apresentado por Jörgen Leeuwestein, diretor da Eco-Business, empresa que organiza e fornece instrumentos para a gestão sócio-econômica-ecológica integrada. “Esse projeto veio para incorporar o pequeno produtor de suínos no mercado de créditos de carbono. Vamos discutir como eles podem se beneficiar, tendo ganho ambiental, social e lucro econômico”, resumiu Leeuwstein. Está sendo discutido o número mínimo de suínos necessários para o projeto ser viável. A cooperativa Frimesa, por exemplo, está envolvida no projeto. Osvaldo Martins, da empresa MDL, outro palestrante do evento, disse que o objetivo do projeto é desenvolver estratégias para redução de gases. Martins destacou que o efeito estufa é um impacto ambiental de escala global. Por causa dele, o calor solar é retido na atmosfera, o que tem causado aumento na temperatura média do planeta. Ao longo do evento serão apresentadas várias experiências que podem auxiliar os produtores Paraná. O engenheiro sanitarista e ambiental da Castrolanda, Saulo Vicente Rocha, um dos participantes do evento, frisou a importância da preocupação com o meio ambiente, de se reduzir a emissão de gases.

Experiências - À tarde está prevista a apresentação de projetos para granjas de suínos, que será feita por Alexandre Akira, do Tecpar, além de debates e discussões.

Conteúdos Relacionados