COPACOL: Cooperativa recebe o Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Muito antes de passar a fazer parte das estratégias das empresas, a responsabilidade social já era praticada pela Copacol, que tem desde a sua fundação, a preocupação com o bem-estar das pessoas, com a preservação do meio ambiente, com o desenvolvimento da comunidade, com a melhoria da educação, com a capacitação e profissionalização dos associados e de todos os seus públicos. Neste mês de novembro, desta forma, a Cooperativa recebeu o Top Social – Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social, através do Projeto DNA Copacol 1/40/5, por estimular as pessoas, bem como outras organizações, a também trabalhar por um mundo melhor. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 8, em Curitiba, e contou com a presença de representantes de diferentes áreas da Cooperativa. “Entendemos que as práticas desenvolvidas pela Copacol, não podiam ficar restritas à nossa organização. Elas precisam ser difundidas para melhorar o mundo em que vivemos”, comenta o gerente administrativo financeiro da Copacol, James Fernando de Moraes.
Pacto Global - Como a primeira empresa do setor agroindustrial do país a aderir o Pacto Global, a Cooperativa através do Projeto DNA Copacol 1/40/5, vem contribuindo para acabar com a fome e a miséria do mundo (relação está com o D= Desempenho), vem proporcionando mais qualidade de vida às pessoas através da preservação do meio ambiente (relação está com o N=Natureza) e vem contribuindo com a educação básica de qualidade para todos (relação está com o A= Aliança). Com este projeto, a Copacol tem como meta para até o ano de 2008, alcançar um faturamento de R$ 1 bilhão, que proporcione mais empregos e renda para a região, recompor as matas ciliares no entorno de 40 rios, como forma de preservar o meio ambiente e integrar 5 mil crianças e adolescentes em projetos sociais, como contribuição ao processo educacional. E é por acreditar na compatibilidade entre o progresso tecnológico e o crescimento integrado que a Copacol gerencia constantemente os possíveis impactos de seus produtos, processos e serviços prestados aos associados, aos colaboradores e à comunidade e conta com a união de toda esta família, na busca pela sustentabilidade mundial.
Sustentabilidade - De acordo com o engenheiro agrônomo e presidente da Copacol, Valter Pitol, o projeto DNA Copacol 1/40/5, visa além de resultados econômicos, a inserção de questões sociais e a sustentabilidade ambiental no planejamento estratégico da Copacol, como forma de buscar um alinhamento com o desenvolvimento do milênio. “É através do trabalho de todos em prol dos mesmos objetivos, que a organização atinge seu planejamento”, enfatiza Pitol, ressaltando que a assinatura da carta de adesão ao Pacto Global pela Copacol, ocorreu durante a 10ª Festa do Frango, realizada no município de Cafelândia, no ano de 2004 e que toda a história da Cooperativa, quanto seus valores e princípios, estão fortemente amparados pelos pilares: econômico, ambiental e social. (Imprensa Copacol)