Convenção Integrada 2026 reúne líderes para alinhar propósito e estratégia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou, na terça (27) e quarta-feira (28), na Associação dos Agrônomos, em Londrina, a Convenção Integrada 2026 – Liderança. O encontro reuniu cerca de 150 líderes com o objetivo de preparar o time da cooperativa para os desafios de 2026, a partir de uma visão estratégica que vai além de metas e resultados, valorizando o propósito, o engajamento e a evolução contínua das equipes.
Desenvolvida com base em um planejamento alinhado aos desafios futuros, a Convenção priorizou a sensibilização das lideranças, o resgate de histórias, o fortalecimento do propósito institucional e a valorização das pessoas como diretriz para a atuação da liderança.
Desde o início da manhã, o clima já indicava que não seria um evento comum “estou com muita expectativa. Não sei exatamente o que vai acontecer hoje, mas estou pronta para receber”, declarou a coordenadora de inteligência de mercado, Jasmine Pillati.
Os participantes foram acolhidos de forma especial. Em cada lugar, os líderes encontraram uma fotografia de sua família, o que permitiu ao ambiente um clima de proximidade e sensibilidade, cuidadosamente preparado para marcar o início da programação.
A iniciativa despertou reações imediatas entre os presentes “meu Deus, é a minha família”, disse surpreso, Jonas de Azevedo, gerente regional de Ibaiti ao avistar as fotografias em cima da mesa. “Passou um filme pela minha cabeça agora. Estou aqui por eles, isso é o que me motiva todos os dias” afirmou, visivelmente comovido.
A emoção tomou conta do ambiente, e por todo o espaço era possível ver os participantes atentos às imagens de suas famílias. O diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto não conteve a emoção “ hoje é um dia de alinhamento, e já começamos com uma surpresa que me tocou profundamente. Estou muito emocionado”, declarou.
O gerente financeiro, Edson Akira Sato também ficou surpreso “achei maravilhoso. É um gesto que mostra que fazemos parte de algo maior, da família Integrada”, pontuou.
Com três décadas de trajetória na cooperativa, Aldo Trindade, gerente regional de Ubiratã demonstrou sua emoção: “essas fotos representam a minha base. A família é tudo; o restante se constrói”, afirmou.
Abertura oficial
A abertura oficial foi conduzida pelo diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, que ressaltou a relevância da qualidade nas relações “a Integrada valoriza não apenas seus colaboradores, mas também suas famílias. Contamos com um time engajado e com a confiança dos nossos cooperados. Este será um ano muito promissor”, afirmou.
A programação seguiu com atividades conduzidas pelo Co-CEO da Thutor, Felipe Zanola, que propôs reflexões sobre trajetória, propósito e conexão humana. Dinâmicas como “A criança que eu fui um dia” e “A linha da vida” levaram os líderes a revisitarem momentos marcantes de suas histórias, reconhecendo como essas experiências moldaram sua forma de liderar.
O CEO da Thutor, Márcio Fernandes conduziu a palestra “Filosofia de gestão, cultura e estratégia com as pessoas”, na qual destacou a integração entre estratégia, cultura organizacional e valorização das pessoas. Segundo ele, o crescimento se torna mais consistente quando há propósito e clareza no caminho “crescer é mais fácil quando há sentido na jornada”, afirmou.
Dinâmica surpresa
Outra surpresa do dia foi a dinâmica que envolveu líderes da cooperativa e crianças atendidas pelo Instituto Adama. A atividade, mantida em sigilo até o momento de sua realização, teve como proposta fortalecer vínculos de confiança e despertar novas percepções sobre liderança.
Cerca de 150 crianças participaram da ação, sendo acolhidas individualmente pelos líderes, que assumiram o papel de padrinhos e madrinhas ao longo das atividades recreativas. Cada participante foi responsável por acompanhar e cuidar de uma criança durante as brincadeiras, proporcionando um ambiente de acolhimento, alegria e troca genuína.
A Associação dos Agrônomos foi transformada em um grande espaço de lazer, com uma programação diversificada que incluiu jogos como imagem e ação, dança das cadeiras, corrida do saco, ovo na colher, vôlei, além de atividades de embelezamento e outras ações lúdicas.
De acordo com Felipe Zanola, da Thutor, a iniciativa teve como objetivo provocar uma conexão mais profunda entre os líderes e as crianças, estimulando reflexões que podem ser levadas para o ambiente corporativo “propusemos essa experiência para que os líderes exercitem a conexão em alta performance e ampliem esse olhar para suas equipes e também para os cooperados”, destacou.
Entre os participantes, Nilton Bianchini Junior, gerente contábil foi padrinho de João Pedro Lourenço, de 12 anos. A vivência foi marcada por entusiasmo e descontração “espero me divertir bastante hoje. Estou muito feliz por estar aqui”, afirmou João Pedro. Nilton também compartilhou a experiência “ele tem muita energia. Meus filhos já estão crescidos e não estou mais tão acostumado, mas vai ser especial”, comentou, em tom bem-humorado.
O gerente comercial da Integrada, João Guilherme Maistrovicz, avaliou positivamente a dinâmica e ressaltou o impacto social da ação “essa vivência é extremamente relevante. É um momento de aproximação com a comunidade e gera um efeito muito positivo para todos nós da Integrada”, afirmou.
O gerente da regional Londrina, Milton Takinami também participou da atividade, acompanhando a pequena Ísis de Mora Brito, de 7 anos. Ao final, ambos demonstraram satisfação com a experiência “é emocionante ver a alegria da criança em um momento simples de brincadeira. Ela só queria brincar o tempo todo”, relatou.
Para Denise Caldeirão, coordenadora de responsabilidade social da Adama, a iniciativa foi enriquecedora tanto para os adultos quanto para as crianças “é muito significativo ver a Integrada utilizar essa vivência como ferramenta de desenvolvimento da liderança. Observar as necessidades das crianças e aprender com a autenticidade delas certamente gera reflexos positivos no relacionamento com as equipes”, destacou.
O superintendente comercial, João Bosco de Souza Azevedo, foi completamente impactado pela dinâmica. “levei o Rafael para ver a foto da minha família. Ao olhar, ele disse que parecia um lar feliz. Foi algo que me tocou profundamente e me fez refletir com gratidão sobre tudo o que tenho”, relatou, emocionado.
Segundo dia
O segundo e último dia da Convenção Integrada 2026 foi dedicado ao planejamento estratégico, com foco na definição de metas e indicadores que irão orientar as ações da cooperativa nos próximos anos.
O diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho, ressaltou a importância do encontro para o alinhamento institucional. “nossos líderes saem daqui com um propósito comum, que será compartilhado com suas equipes. Tenho convicção de que 2026 será um ano muito positivo. Estou confiante”, afirmou.
Na sequência, o superintendente geral Haroldo Polizel, João Bosco de Souza Azevedo (Comercial), Edson Oliveira (Insumos e Técnica), Igor Bourscheidt (Industrial e Operações) e Eduardo Takahara (Administrativo-Financeiro), apresentaram o Ciclo Estratégico Prosperar 2026–2030 à liderança da cooperativa, reforçando diretrizes, prioridades e objetivos para o próximo período.
O Co-CEO da Thutor, Felipe Zanola ministrou a palestra “Compromisso por uma nova rota”, onde os líderes foram desafiados a executarem seus planos de ação dos próximos 100 dias “cada um deve priorizar seus objetivos, avaliar o caminho que está seguindo e, se necessário, redefinir a rota”, afirmou Felipe.
Superação que inspira líderes
O segundo dia da Convenção Integrada – Liderança 2026 foi encerrado com a palestra “Focar e vencer”, do nadador Daniel Dias, maior medalhista paralímpico brasileiro e um dos maiores nomes do esporte mundial. Com 100 medalhas ao longo da carreira entre olimpiadas, campeonatos e pan-americanos, o atleta compartilhou sua trajetória de vida e destacou valores como foco, coragem, disciplina, determinação e trabalho em equipe.
Durante a palestra, Daniel ressaltou que os desafios enfrentados no esporte são semelhantes aos vividos por quem empreende e lidera. Ao relembrar a má formação congênita dos membros superiores e da perna direita, além do bullying sofrido na infância, reforçou a importância da atitude diante das adversidades “não é uma deficiência que define quem eu sou. Eu escolhi sorrir e correr atrás dos meus objetivos, sabendo que existe um processo a ser seguido”, afirmou.
Com mensagens como “é preciso acreditar” e “juntos conseguimos alcançar grandes metas”, Daniel Dias emocionou e inspirou os líderes da Integrada, deixando um legado de esperança, superação e propósito para a jornada coletiva rumo aos próximos desafios. (Assessoria de Imprensa Integrada).