Cooperativismo brasileiro mostra soluções sustentáveis na COP30

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sistema ocb 04 11 2025O cooperativismo brasileiro chega à COP30, em Belém (PA), com uma presença expressiva entre os representantes do setor produtivo nacional. De 10 a 21 de novembro, o Sistema OCB e cooperativas de diferentes ramos participam de mais de 20 painéis e eventos oficiais, distribuídos em espaços como a Blue Zone, Green Zone, Agri Zone e Casa do Seguro. 

De acordo com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o momento é de mostrar ao mundo o potencial transformador do modelo de negócios. “As cooperativas brasileiras já são protagonistas da agenda climática. Elas representam o elo entre a economia real e os compromissos globais, levando inovação, sustentabilidade e inclusão a quem está na base produtiva”, afirma.

Os temas em destaque na programação incluem adaptação e mitigação, bioeconomia, financiamento verde, transição energética justa, agricultura de baixo carbono, segurança alimentar e inclusão produtiva. Cada painel pretende evidenciar que o cooperativismo é um caminho estratégico para fortalecer a sustentabilidade e viabilizar a implementação eficaz da agenda climática, como pregoniza a agenda da COP30.

Durante a conferência, o movimento também celebrará o reconhecimento da ONU ao Ano Internacional das Cooperativas, em um evento simbólico que tem como objetivo reforçar o protagonismo global do movimento.  

Além dos debates, a presença cooperativista se estenderá a estandes e exposições com a apresentação de produtos e projetos de cooperativas de diversas regiões do país. O público poderá conhecer iniciativas voltadas à bioeconomia, à produção sustentável e à valorização da cultura local, com oficinas, degustações e experiências imersivas que mostram a força do modelo em diferentes territórios. 

Para o presidente Márcio, a participação na COP30 é também uma oportunidade de reafirmar o compromisso do movimento com o planeta e com as pessoas. “O cooperativismo é, por essência, uma resposta prática à crise climática. Ao unir pessoas em torno de um propósito comum, comprovamos que é possível crescer cuidando do planeta e das comunidades”, conclui. 

Confira a programação completa da participação do cooperativismo na COP30 no site oficial do Sistema OCB sobre o evento: somoscooperativismo.coop.br/cop30. (Sistema OCB)

Conteúdos Relacionados