Cooperativa Tradição lança projeto do Viveiro Tradição
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Semana da Árvore da Cooperativa Agroindustrial Tradição foi marcada por uma programação especial que reuniu estudantes, diretoria, colaboradores e imprensa no Complexo Industrial da cooperativa, em Pato Branco (PR). O evento marcou o lançamento do Projeto Viveiro Tradição e incluiu o plantio de mudas de espécies nativas da região em área destinada à preservação ambiental.
A ação contou com a participação de alunos da Escola Municipal Profª Edelvira Roldo de Col, do Colégio Sant’Ana e de acadêmicos do curso de Agronomia da UTFPR – Campus Pato Branco. Juntos, eles contribuíram para ampliar a área de vegetação nativa que já vem sendo cultivada dentro do complexo.
A diretora de Governança, Mareli Linck Neitzke, destacou a importância da iniciativa. “Em comemoração ao Dia da Árvore, a exemplo dos anos anteriores, realizamos novamente o plantio de espécies nativas. O envolvimento das crianças é fundamental, pois reforça a conscientização ambiental desde cedo. É gratificante ver que as árvores plantadas em anos anteriores já apresentam um porte significativo, o que nos motiva a manter essa ação até preenchermos toda a área de preservação ambiental”, ressaltou.
Além do plantio, a cooperativa apresentou o projeto do Viveiro Tradição, que nasce com o propósito de atender às demandas internas, dos cooperados e também da comunidade. A iniciativa busca ampliar a oferta de mudas e incentivar o reflorestamento em diferentes áreas da região. As ações contaram com a participação da chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), Flavia Ostapiv, parceira importante da cooperativa em pautas ligadas ao meio ambiente.
Para os estudantes, a experiência também foi marcante. Laiane Thais, de 10 anos, relatou a emoção de participar. “Plantei uma muda de araçá vermelho, que no futuro vai dar frutos e nós poderemos vir comer aqui. Vou convidar minha mãe para vir conhecer essa área também”, contou.
Iniciativas como essa reforçam a responsabilidade da Tradição com o meio ambiente e com as futuras gerações. Ao lado da área destinada ao Viveiro Tradição, está em construção a Indústria de Óleo e Farelo de Soja, um projeto 4.0 que alia tecnologia e sustentabilidade. A planta foi planejada para operar com emissão zero de efluentes, sistemas de alta eficiência e recursos de inteligência artificial que, além de acelerarem os processos, garantem maior economia e respeito ao meio ambiente. (Assessoria de Imprensa Cooperativa Tradição)