BALANÇO SOCIAL: MEIO AMBIENTE - PARTE XXXIX

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Reafirmando o respeito aos princípios do desenvolvimento autossustentado, as cooperativas realizam ações em benefício do meio ambiente para melhorar as condições de sustentabilidade dos setores onde atuam. Para execução dessas ações, elas interagem com os órgãos governamentais, sociedade, organizações não-governamentais, funcionários e cooperados, aprimorando processos através da educação ambiental e da aplicação de tecnologias modernas de uso do solo, tratamento e destinação de resíduos, redução da emissão de poluentes, reflorestamento de áreas para fins energéticos e de preservação. A gestão ambiental faz parte da cultura das cooperativas.  Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

NOVA PRODUTIVA - PROJETO ECO NOVA

Consciente de suas obrigações com a comunidade e com o meio em que está inserida, a Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva, desde de 2004, realiza em comemoração à Semana do Meio Ambiente, ações compreendidas dentro do Projeto Eco Nova, que possibilitam a conscientização da comunidade perante a importância da preservação do meio ambiente. As ações nos anos anteriores eram direcionadas à região de Astorga, porém neste ano a Nova Produtiva decidiu estender o Eco Nova a toda sua àrea de atuação.

No período de 1 a 5 de junho de 2009, a Nova Produtiva, em parcerias com as escolas estaduais dos municípios onde atua, realizou o plantio de aproximadamente 1.000 árvores nativas (jacarandá, ipê roxo, dentre outras) às margens dos rios localizados em propriedades de associados da Nova Produtiva.

Participaram da 6ª Eco Nova, os alunos das 6ª séries do ensino fundamental. A Nova Produtiva buscou o apoio de seus cooperados, que cederam e prepararam suas propriedades para o plantio nas datas definidas para cada unidade. As crianças que participaram das atividades puderam se informar um pouco mais sobre a importância da preservação do meio ambiente, por meio de palestras ministradas por técnicos da cooperativa.

COPAGRA- AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

Uma das prioridades da cooperativa é a prática de ações de sustentabilidade. A Copagra atua em projetos que incentivam o correto manejo do solo e das estradas utilizadas nas lavouras com a preocupação de conter a perda de solo através de processos erosivos; a ampliação das áreas de aplicação de vinhaça, com a preocupação de não saturar o solo com o excesso de nutrientes, (para isso há um projeto que contempla entre outros itens: a lâmina máxima de aplicação de vinhaça para se evitar o escorrimento superficial e a percolação, a quantidade de potássio a ser aplicada por hectares, o monitoramento das águas subterrâneas, etc);

No processo agroindustrial, são realizadas as seguintes ações: monitoramento das emissões atmosféricas da chaminé da caldeira da destilaria e da fecularia; o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o projeto para a redução do consumo de água, ambos  em fase de conclusão; o plano de revitalização das águas da Barragem do Rio Tigre; o programa de reciclagem das embalagens utilizadas na lavoura de cana de açúcar; o plantio de mudas nativas, sendo que já foram produzidas cerca de 70.000 mudas para recuperação de áreas de preservação permanente e de reserva legal dos cooperados; e o projeto que traz alunos  para conhecer o processo de reflorestamento da cooperativa.

COPAGRA/SICREDI NOROESTE - CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Além de projetos permanentes na área ambiental, são realizadas ao longo do ano ações isoladas. Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, por exemplo, a Copagra em parceria com o Sicredi Noroeste, e juntamente com a Prefeitura de Nova Londrina distribuíram cerca de 3 mil mudas de árvores e panfletos de conscientização à população. É o terceiro ano consecutivo da mobilização, que busca incentivar a comunidade a mudar pequenos hábitos, incentivando o plantio de árvores e evitando o desperdício de alimentos, para uma sociedade mais consciente de sua responsabilidade com o futuro. Foram organizadas também palestras educativas à população e de conscientização com alunos da rede municipal de educação.

Conteúdos Relacionados