Sisprime do Brasil reforça importância de apoio a Médicos Sem Fronteiras
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante o ano de 2023, diversos conflitos armados se desenvolveram ao redor do mundo, como a continuidade da Guerra na Ucrânia, o início de uma nova escalada de conflitos na Palestina e uma invasão completa da República de Artsaque pelo Azerbaijão, que gerou uma onda de refugiados armênios.
As guerras civis também são uma preocupação em países como Iêmen, Sudão do Sul, Líbia, Etiópia, Síria e diversos outros, além de golpes de estado que causaram instabilidades em Níger e Gabão. Neste cenário de aumento das guerras e crises econômicas, a atuação de organizações internacionais voltadas a saúde, como Médicos sem Fronteiras, ganha ainda mais importância.
A Sisprime do Brasil, por meio de parceria firmada em 2023, aumenta seus esforços na ampliação do alcance de MSF, divulgando ativamente informações sobre os trabalhos da organização. “Nascemos com foco na área da saúde e a parceria remete à nossa essência. Queremos contribuir com a divulgação de Médicos Sem Fronteiras para que mais pessoas possam conhecer, se envolver e ajudar a organização com doações ou participação em ações solidárias”, afirmou Alvaro Jabur, presidente da cooperativa.
Sobre a organização
MSF foi criado em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional, que sofria com dificuldades de acesso e entraves burocráticos e políticos. O movimento surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a essas realidades. Em 1999, a organização recebeu o prêmio Nobel da Paz.
Projetos e transparência
Médicos Sem Fronteiras se envolve em projetos relacionados a situações de crise que requerem uma resposta humanitária emergencial ou em projetos identificados com uma demanda de saúde específica, com a qual a organização considera que possa contribuir de forma relevante. A organização também recebe pedidos de órgãos internacionais, governos e entidades não governamentais.
MSF tem o compromisso de destinar 80% de todos os recursos arrecadados às atividades de ajuda humanitária que realiza em campo. Os demais 20% são utilizados para despesas administrativas e reinvestidos em ações para captação de recursos. O uso dos recursos de MSF é rigorosamente controlado e os relatórios financeiros são auditados e publicados todos os anos. Os relatórios podem ser acessados em https://www.msf.org.br/
No site da Sisprime, o usuário tem acesso a uma página específica da parceria com Médicos Sem Fronteiras, onde encontra instruções sobre como se tornar um doador: https://sisprimedobrasil.info/msf. (Assessoria de Imprensa Sisprime do Brasil)