Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Projeto de confecção de camas para animais abandonados contribui para ressocialização de detentos

agraria 25 11 2024Periodicamente, os colaboradores da Agrária recebem peças de uniforme para utilizar durante o horário de trabalho. São camisetas, camisas, calças e jaquetas que, com o passar do tempo, ficam desgastadas e precisam ser substituídas. Por questões de segurança, essas roupas não podem ser doadas, o que pode causar um problema ambiental, já que alguns tecidos demoram até 10 anos para se decompor.

Pensando em solucionar a questão, a colaboradora Elenice Passarelli inscreveu no Programa de Inovação da cooperativa um projeto para destinação dos uniformes usados. “Sempre que eu ganhava uma peça nova ficava pensando no que fazer com a velha. Então, sugeri a doação desses uniformes para confecção de camas para cachorros e gatos”, revela.

Em 2024, a ação foi incluída no PAIS – Programa Agrária de Integração Solidária. A campanha interna de arrecadação de uniformes usados conseguiu mil peças. Os tecidos foram encaminhados para a PIG – Penitenciária Industrial de Guarapuava, onde 20 pessoas privadas de liberdade trabalharam na confecção de 320 camas.

O material será doado para organizações de proteção de animais de locais onde a Agrária atua: distrito de Entre Rios, Guarapuava, Pinhão e Ponta Grossa. “Esse projeto contribui para a ressocialização, por meio de uma atividade laboral. As camas serão doadas a instituições que trabalham em favor de animais abandonados, que é um problema grande na nossa sociedade. É um projeto que também contribui para a questão ambiental, já que damos uma destinação correta a esses resíduos têxtis”, avalia o Gerente de Suporte da Agrária, Walter Galvan, responsável pela diretriz de Integração com a Comunidade presente no planejamento estratégico da cooperativa.

Na última terça-feira (19/11), cem camas, de diferentes tamanhos, foram doadas para o Canil Municipal de Guarapuava. Atualmente, o espaço abriga mais de 300 animais à espera de adoção. A ideia é que, ao escolher um novo “melhor amigo”, o cidadão seja presenteado com uma das camas. “Neste domingo (24/11), levaremos alguns animais para as pessoas conhecerem durante a corrida do Hospital São Vicente, que acontece na Cidade dos Lagos. Na outra semana, nos dias 05 e 06 de dezembro, promoveremos mais uma feira de adoção, no estacionamento do mercado Superpão Compre Mais, no bairro Morro Alto”, conta a veterinária Cristina Hermann, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ela reforça que a visitação ao Canil Municipal é aberta ao público, mediante agendamento. “Queremos que a população conheça esses animais e adote aquele, ou aqueles, com quem mais se identifica”, afirma. O Canil fica situado na Estrada do Rocio, aos fundos do Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria. O agendamento de vistas pode ser feito por telefone ou whatsapp, pelo número (42) 3142-1819. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados