“Mãos de Costura” já capacita mulheres empreendedoras

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O projeto “Mãos de Costura”, curso que capacita e beneficia um grupo de mulheres do Distrito de São Benedito das Areias, em Mococa, cidade da região centro leste paulista, está em andamento desde o dia 5 de agosto. São 32 participantes da iniciativa, divididas em duas turmas com 16 alunas cada, nos períodos da tarde (das 13h às 17h) e da noite (das 18h às 22h), sendo quatro aulas por semana — às segundas, terças, quartas e quintas-feiras.

Lançada oficialmente em 23 de maio, a ação promove a união, empoderamento feminino, arte e empreendedorismo, além de mudar o futuro de mulheres que vivem naquela localidade, e uma iniciativa da Sicredi Dexis em parceria com o Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), em São João da Boa Vista, e a Prefeitura de Mococa.

O “Mãos de Costura” capacita as interessadas — todas com idades entre 18 e 60 anos —, por meio de curso de corte e costura, com máquinas cedidas pela instituição financeira cooperativa, com local disponibilizado pela administração municipal mocoquense e profissionais contratados pelo Sebrae-SP.

Segundo Amanda Lemes Ribeiro, gerente-geral da agência Sicredi Dexis no Distrito, antes do curso prático iniciado em 7 de agosto, as recrutadas, divididas em duas turmas, participaram de duas aulas preparatórias dois dias antes, onde aprenderam noções básicas de Finanças e Marketing. “Essas aulas iniciais aconteceram nas dependências da agência e contamos com dois professores contratados pelo Sebrae, que fez um investimento considerável no projeto, de cerca de R$ 32 mil por turma, o que totalizou mais de R$ 60 mil para disponibilizar o curso para as alunas”, frisou.

Amanda conta que, entre as alunas participantes, havia quem não soubesse absolutamente nada sobre corte e costura. “Estamos ajudando a todas e temos conversado bastante. Inclusive, algumas delas entraram não sabendo nada, nem como ligava uma máquina. No entanto, outras que já tinham experiência, acabaram colaborando com as demais”, contou.

A gerente reforça que o “Mãos de Costura” acabou revelando a importância de boas parcerias, como a feita com o Sebrae-SP. “Nossa parceria é Sicredi Dexis com o Sebrae-SP, que por sua vez contrata o Senai para aplicar o curso técnico. São 80 horas de curso disponibilizadas às alunas e aplicadas por meio de uma professora que comparece nos dias das aulas. Importante destacar, também, que, depois de finalizado o curso, elas ganharam certificados de conclusão. Para isso, elas precisam ter 75% de aproveitamento e com lista de presença assinada em todos os dias com aulas”, afirmou. Amanda ressalta, ainda, que todas as alunas são asseguradas: “Cada uma delas tem um seguro de vida caso algum incidente venha a ocorrer”.

No lançamento, em maio, o consultor do Escritório Regional do Sebrae-SP em São João da Boa Vista Sylvio Carrera Lucchesi havia destacado que o Serviço traria não só palestras de empreendedorismo feminino, mas, também, cursos sobre controle financeiro, vendas e os cursos técnicos em parceria com o Senai.

Segundo Lucchesi listou, à época, a primeira atividade seria já na primeira semana de agosto — em seguida com os cursos de gestão, na parte de vendas e controles financeiros —, e a partir do dia 15 de agosto entraria o curso mais denso, que é o de Costura.

Capacitação

A capacitação tem dois principais objetivos: o curso de costura e o empoderamento feminino, através do desenvolvimento do amor-próprio e da autoestima dessas mulheres, visando focar no talento de cada uma delas, de maneira única e personalizada. O foco é a produção de pijamas, com peças artesanais, embalagens personalizadas, entre outras especificidades que diferenciem o trabalho dessas futuras costureiras.

“Após o curso, inicia-se a cooperativa “Mãos de Costura”, para que as mulheres capacitadas comecem a obter renda e posteriormente buscarem subsídios e/ou empréstimos para obterem produtos de maior qualidade. Assim, começarem as vendas por intermédio de lojas próximas da região e, paralelamente, por e-commerce”, completou a gerente Amanda.

Processo

Todo o projeto foi dividido em etapas, desde o local escolhido para a aplicação do curso até as matrículas e aberturas de turmas, início das aulas, capacitação, formalização da cooperativa “Mãos de Costura”, formação de comitê com membros voluntários do Distrito (para auxílio e fiscalização), término do curso — com diplomação — e início da produção das peças, estimada para iniciar após seis meses da capacitação.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Saiba mais sobre as ações do Sicredi em relação ao desenvolvimento sustentável em sicredi.com.br/site/sobre-nos/sustentabilidade.

Sobre a Sicredi Dexis

A Sicredi Dexis é uma cooperativa prestes a completar 39 anos de história, em setembro de 2024, e é a maior cooperativa do sistema Sicredi. Atualmente, a instituição financeira possui 113 agências espalhadas por 110 municípios atendidos na sua área de atuação: o norte e noroeste do Paraná, e as regiões centro e centro leste paulista, no interior de São Paulo. Atualmente, a Sicredi Dexis, maior cooperativa dentro do sistema Sicredi, conta com 1.400 colaboradores e 345 mil associados — entre titulares, cotitulares e poupadores — que, como são sócios, têm participação nas decisões e resultados. Site do Sicredi: Clique aqui. (Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis)  

Conteúdos Relacionados