Entidades têm até 30 de março para se cadastrarem na Campanha União Solidária

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Dezenas de entidades marcaram presença no lançamento, em Londrina (PR), da Campanha União Solidária, realizada pelo Dexis Instituto, em parceria com o Instituto Cocamar, cooperativa de crédito Sicredi Dexis e Cooperativa Agrícola Cocamar, ocorrido no último dia 25 de fevereiro. As entidades têm até o dia 30 de março para cadastrarem projetos e participarem da campanha.

Para a solenidade, estiveram presentes também o diretor-executivo da cooperativa e vice-presidente do Dexis Instituto, Rogério Machado; a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Dexis e gestora do Instituto Dexis, Gisely Almeida; o superintendente da cooperativa, Edson Silva; também o vice-prefeito de Londrina, Junior Santos Rosa; o então presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Angelo Pamplona, que concluiu seu mandato à frente da entidade nesta quinta-feira (27/02), entre outras autoridades.

A campanha União Solidária é uma das principais iniciativas para contribuir com as entidades e impactar milhares de famílias nas cidades onde é realizada – regiões de atuação da Sicredi Dexis e da Cocamar. Para se ter uma ideia, em 2024, arrecadou mais de R$ 6 milhões para 566 entidades assistenciais de 135 municípios nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Estima-se que os recursos tenham beneficiado mais de 400 mil pessoas.

Para participar, as entidades precisam cadastrar projetos para os quais precisam arrecadar recursos. Após aprovado o projeto, elas recebem cupons para venda, a R$ 10,00 cada. Todo o recurso arrecadado fica com a entidade, cabendo aos realizados os custos com a gestão e compra dos prêmios a serem sorteados. Nesta edição, serão distribuídos 27 prêmios, incluindo 9 iPhones, 9 alexas, 3 patinetes elétricos, 3 motocicletas e 3 carros. Ao todo, serão realizados oito sorteios, sendo o primeiro em 30 de abril e o último em 29 de novembro.

Podem participar projetos voltados para crianças e adolescentes, mulheres, famílias carentes, idosos, pessoas com deficiência, pacientes oncológicos e comunidades, dentro de seis eixos temáticos: Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente e Saúde. O cadastro das entidades, o edital da Campanha e outras informações estão disponíveis no site: campanhauniaosolidaria.com.br.

Sustento e transformação

Para todas as entidades participantes, a campanha representa um passo à frente na concretização de projetos e, para algumas, a própria sobrevivência. É o caso da Amparo Social Menino de Deus, que atende familiares de pacientes com problemas que exigem cuidados intensivos. “São famílias carentes, em que a mulher, normalmente, não pode trabalhar porque precisa cuidar do seu filho ou de seu idoso”, exemplifica Irani Trindade, presidente da entidade. Também são atendidos pacientes com graves alergias alimentares e que necessitam de produtos especiais para a subsistência.

Segundo Irani, a entidade sobrevive, principalmente, da venda dos cupons da campanha União Solidária. “Sem isso, teríamos que fechar as portas”, comentou. A entidade conta com uma grande rede de voluntariado, que a colocou como a campeã de vendas ano passado, atingindo 70 mil cupons.

Áurea Oliveira Barbosa, diretora do Instituto Renovando Vidas (IRV), de Cambé, também conta com os recursos da campanha para parte da manutenção da entidade e compra de aparelhos e itens de higiene para auxiliar as cerca de 100 famílias de crianças especiais e idosos acamados, atendidas por ela.

“Graças a essa campanha, realizada com apoio de duas cooperativas, conseguimos impactar milhares de pessoas. Ela só existe porque é fruto da união de muitas pessoas, mostrando que quando a sociedade se une e olha para a comunidade com o coração solidário, a transformação começa a acontecer”, comentou Rogério Machado, no encerramento da solenidade, em Londrina. (Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis)

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