DIA C II: Capal promove ações de voluntariado em todas as unidades

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

capal 22 06 2022Pelo segundo ano consecutivo, todas as filiais da Capal Cooperativa Agroindustrial participam ativamente do Dia de Cooperar (Dia C), projeto de responsabilidade social e voluntariado que reafirma os princípios do cooperativismo em todo o país.

Atividades - Cada unidade vai promover atividades que ofereçam benefícios para a comunidade, como coleta de sangue, ações de conscientização, arrecadação de livros e itens de primeira necessidade, plantio de árvores, encontros recreativos, entre outras iniciativas que mobilizam a população local.

Arapoti - Na matriz em Arapoti (PR), a Capal, em parceria com Ceral e Sicredi, vai realizar diversas ações em prol da AMAA (Associação de Mães de Autistas de Arapoti), fundada em fevereiro deste ano no município. A programação inclui conscientização junto aos pais sobre o transtorno do espectro autismo (TEA), ação de acolhimento às crianças e adolescentes assistidos pela entidade, doação de brinquedos e panfletagem com materiais informativos.

Mães - Atualmente, as mães que integram a AMAA se reúnem duas vezes por semana em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal de Arapoti, no Centro de Referência em Ação Social (Cras). O objetivo dos encontros é dar apoio aos familiares pós-diagnóstico, garantir os direitos e promover o desenvolvimento dos autistas atendidos. Outra frente de atuação da AMAA é a conscientização sobre o TEA, possibilitando o diagnóstico precoce e reduzindo a desinformação e o preconceito.

Coleta de sangue - O Dia C é oficialmente comemorado no dia 2 de julho, mas algumas unidades da Capal já iniciaram suas atividades. No município de Taquarituba (SP), por exemplo, a ação de coleta de sangue resultou em 85 bolsas de sangue para o Hospital Amaral de Carvalho. A iniciativa contou com a parceria do Sicredi.

Ibaiti e Joaquim Távora - Campanhas de arrecadação também integram o rol de ações e já estão acontecendo. Durante o mês de junho, a filial da cooperativa em Ibaiti (PR) está arrecadando itens de primeira necessidade que serão destinados para a Casa Lar Menino Jesus. A ação do Dia C na unidade de Joaquim Távora (PR) está com uma caixa para coleta de leite para o Asilo São Vicente.

Santana do Itararé e Wenceslau Braz - As unidades de Santana do Itararé e Wenceslau Braz, ambas localizadas no Paraná, vão comemorar o Dia C com encontros recreativos para as crianças e adolescentes atendidos pela Apae e pelo projeto social do Colégio São Tomás de Aquino, respectivamente. As tardes educativas terão doação de livros, ação com foco em saúde bucal e show com palhaço. Ainda no âmbito da educação, a unidade de Carlópolis/PR vai montar um espaço de leitura no Projeto Irmão Caçula.

Curiúva e Pinhalão - O Dia C também se compromete com a reforma e melhoria da infraestrutura de espaços públicos e entidades beneficentes. A ideia é a arrecadação de fundos junto com funcionários, produtores associados e comunidade em geral para financiar as obras. Em Curiúva (PR), o objetivo é a restauração do parquinho infantil da praça Constante Borges, enquanto em Pinhalão (PR), a ação do Dia C visa aprimorar o parquinho do CMEI Tia Júlia, além de arrecadação de brinquedos e entrega no dia da reinauguração do espaço.

Taquarivaí e Fartura - Já no Estado de São Paulo, as iniciativas de infraestrutura e melhoria de espaços são voltadas para a reforma do sanitário do Lar dos Idosos em Itararé e a construção de uma praça externa na atual instalação da OSC Bons Amigos, em Taquarivaí. As duas ações são em parceria com o Sicredi. Em Fartura (SP), os voluntários serão mobilizados para realizar o plantio de mudas de árvores no Parque Piscinão, área urbana do município.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,4 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 161 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. (Imprensa Capal)

 

Conteúdos Relacionados