DIA C: Cocamar mobiliza voluntários para ações para o Dia de Cooperar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Como acontece anualmente, o Dia de Cooperar, também chamado de Dia C, será promovido no dia 1º de julho, um sábado, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, com foco em prestar apoio a entidades do terceiro setor.
Cooperativas - Em Maringá (PR), seis cooperativas estarão envolvidas na programação, que consiste em produzir 5 mil fraldas geriátricas e arrecadar itens de higiene pessoal, como lenços umedecidos e sabonetes. As cooperativas (Cocamar, Unimed, Sicredi, Sicoob, Uniodonto e Unicampo) pretendem mobilizar 150 voluntários, destinando as fraldas e os produtos arrecadados para 14 instituições assistenciais cadastradas no Programa Mesa Brasil.
Fraldas - Os preparativos para o Dia C iniciaram em maio, quando 70 voluntários do Instituto Cocamar participaram das primeiras etapas para a produção de fraldas no Projeto Fábrica de Fraldas mantido pela cooperativa, que serão completadas no dia 1º/7, pela manhã, durante mutirão na Associação Cocamar. E, neste mês de junho, dois voluntários de cada cooperativa participante estão sendo treinados para atuarem como instrutores no dia da ação.
Pedágio Solidário - A Cocamar também participa do Dia C em Londrina onde, neste ano, por meio de um grupo de voluntários seus e de mais seis cooperativas da cidade (Cresol, Integrada, Sicredi, Sicoob Ouro Verde, Sisprime e Unicred), em parceria com supermercados, está sendo organizado o Pedágio Solidário.
Arrecadações - Nesse evento, os voluntários abordam e explicam a clientes de supermercados o motivo do movimento e solicitam alimentos para a entidade Mesa Brasil, a qual repassa as arrecadações para instituições da região de Londrina. As arrecadações, que começaram no último dia 10, são feitas aos sábados das 8 às 17h e vão até 1/7 na sede do Mesa Brasil Londrina, quando haverá a distribuição dos alimentos.
Unidades - Além das atividades em Maringá e Londrina, o Dia C vai mobilizar as unidades da Cocamar – presentes em cerca de 120 municípios dos estados Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás -, para apoiar no fortalecimento das demandas em suas comunidades.
Prioridades - Para isso, estão sendo identificadas as principais prioridades, em cada local, para o desenvolvimento de ações. Dentre as iniciativas previstas haverá arrecadação de alimentos e itens de higiene e limpeza, engajamento para doação de sangue, campanha de coleta de lixo eletrônico nas unidades e na comunidade, fabricação de fraldas geriátricas e infantis, ações recreativas com crianças e adolescentes e outras realizações que contam, também, com o envolvimento dos produtores cooperados e suas famílias. (Assessoria de Imprensa Cocamar)