Colégio Imperatriz oferece cursos de língua estrangeira a crianças atendidas por projeto social

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Há pouco mais de um mês, crianças com idades entre 10 e 11 anos, assistidas pelo Projeção – Projeto Jovens em Ação, localizado na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR), começaram a ter acesso ao ensino de língua estrangeira, com aulas gratuitas de alemão e inglês. A oferta dos cursos acontece por meio de uma parceria com o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, mantido pela Agrária.

De acordo com Ricardo Vieira, diretor da instituição de ensino, a iniciativa é uma das muitas atividades voltadas para a comunidade desenvolvidas durante o ciclo estratégico Atitude 5C, que norteará as ações da Cooperativa até 2028. “Queremos aproximar o Colégio da comunidade. Temos a missão de difundir a língua alemã e ser referência no seu ensino. Também entendemos a importância do inglês para o futuro dessas crianças”, explica Vieira.

As aulas acontecem na sede do Projeto e são ministradas por professores do Colégio Imperatriz. São 15 alunos que estudam alemão uma vez por semana e outros 15 que têm duas aulas semanais de inglês.

Segundo Cristiane Zuber, coordenadora do Projeção, a oferta de cursos de língua estrangeira era um desejo antigo da comunidade. “Ao final de todos os anos realizamos uma pesquisa com os pais, para verificar quais cursos eles acreditam ser importantes para as crianças. As aulas de alemão e inglês aparecem nas nossas pesquisas há um bom tempo, mas não tínhamos condições de oferecê-las, já que contamos muito com o trabalho de voluntários em nossas oficinas pedagógicas. A proposta apresentada pelo professor Ricardo veio ao encontro da nossa necessidade”, comenta.

Rosane Milla Pecci é uma das docentes do projeto. Professora há 17 anos, seu contato com a língua alemã aconteceu ainda na infância. Durante sua trajetória profissional, ela aprimorou seu conhecimento com formações específicas na área. “Sempre lecionei para alunos menores e essa experiência no Projeção está sendo muito diferente e especial. Os alunos estão empolgados, participativos e, principalmente, curiosos em relação a língua. Muitos estão demonstrando grande aptidão na aprendizagem, com uma pronúncia muito boa”, avalia.

Aliás, a descoberta de crianças com talento para a aprendizagem de línguas estrangeiras também é um dos motes da ação. “Nos últimos anos temos intensificado o trabalho do nosso Centro de Línguas, preparando nossos alunos para exames de proficiência que são aceitos no mundo inteiro. Com isso, precisamos de profissionais capacitados para atuar. Se conseguirmos identificar a aptidão para o ensino de línguas nessas crianças, será muito interessante investirmos na formação de futuros profissionais que já fazem parte da comunidade de Entre Rios”, revela Ricardo Vieira.

Gabriel Mello Boeing, 10 anos, tem se destacado nas aulas de inglês. Ele conta que sempre gostou da língua e, antes do projeto, procurava por aulas do idioma no Youtube. “Ele começou a frequentar o Projeção esse ano e está gostando muito. Por morarmos aqui em Entre Rios, seria difícil matriculá-lo em um curso de inglês”, afirma Larissa da Cruz Mello, mãe do menino.

Além das aulas no Projeção, o Colégio Imperatriz também firmou uma parceria com o Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I. Lá, as aulas de inglês são voltadas para o público adolescente. O Centro de Línguas da instituição de ensino também atende a comunidade em geral, com aulas de alemão, espanhol e inglês a preços acessíveis. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados