Apae de Alvorada do Sul recebe sistema de energia solar doado pelos cooperados da Cocamar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Ao completar 30 anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Alvorada do Sul, município do norte paranaense, recebeu um presente de aniversário que por muito tempo não passava de um sonho difícil de ser realizado.
Solenidade
Na última quinta-feira (10/10), a entidade foi palco de uma solenidade em que os cooperados da Cocamar Cooperativa Agroindustrial oficializaram a ela a doação de um sistema completo de geração de energia fotovoltaica.
Com 76 alunos e 34 funcionários, a Apae tinha apenas seis equipamentos de ar-condicionado em pontos estratégicos para enfrentar o calor típico da região, que integra a Bacia do Paranapanema.
E, tão logo seus dirigentes foram comunicados da doação e houve a instalação da estrutura, providenciaram a compra de mais 11. “Ar-condicionado não é luxo e, sim, uma necessidade”, comentou a diretora Márcia Maria Passerini Bavia.
Dois turnos
Os alunos são distribuídos em dois turnos: pela manhã, crianças de zero a quinze anos; e, à tarde, os acima daquela idade, que fazem parte do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O evento para formalizar a entrega foi prestigiado pelo vice-presidente da Cocamar, José Cícero Aderaldo, que estava acompanhado de outros representantes da cooperativa: o conselheiro fiscal Eiderval Vinícius Piazentin Pinto e o conselheiro consultivo Alexandre Burgui, ambos da vizinha Primeiro de Maio, e o gerente da unidade de Alvorada do Sul, João Carlos Alfieri Massan.
Eles foram recepcionados pelo presidente e o vice-presidente da entidade, respectivamente João Luiz de Godoy Donadio e Celso Rótulo, além da diretora Márcia Bavia. Tanto o atual prefeito, Marcos Voltarelli, quanto o recém-eleito, Marcos Gasparelli, também compareceram.
Benefício duradouro
Ao pronunciar-se, o vice-presidente da Cocamar, José Cícero Aderaldo, falou de sua satisfação em estar de volta à cidade onde nasceu e viveu parte de sua vida, e por um motivo tão especial. “Trata-se de um benefício duradouro”, referindo-se ao equipamento de energia solar, que vai proporcionar mais conforto às atividades da Apae e propiciar expressiva redução de custos com energia elétrica.
Os dirigentes da entidade agradeceram a doação, informaram que a economia será de R$ 2 mil a R$ 3 mil por mês e lembraram que a Apae de Alvorada do Sul participa de outra realização da Cocamar, a Campanha União Solidária.
Desde o ano passado são doados sistemas de produção de energia fotovoltaica para entidades assistenciais de municípios localizados nas regiões de atuação da Cocamar.
É o programa “A Solidariedade é nossa energia”, viabilizado com recursos da Reserva de Assistência Técnica, Social e Educacional (Rates) doados pelos cooperados em Assembleia Geral Ordinária. Já foram entregues estruturas a mais de 20 instituições.
Seleção
O processo inicia pela seleção das entidades, levando em conta os serviços oferecidos, a reputação e o impacto causado na comunidade, sendo a primeira etapa a realização de um laudo estrutural, seguida de uma avaliação técnica. Após aprovada, a entidade é comunicada sobre os trâmites para a instalação do sistema. (Assessoria de Imprensa Cocamar)