WITMARSUM: Cooperativa comemora 60 anos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa Witmarsum, sediada no município de Palmeira, na região Sul do Paraná, promoveu uma série de atividades para comemorar os seus 60 anos de história. A programação aconteceu de 03 a 05 de agosto, contemplando o 5º Seminário de Produção de Leite, além de atividades culturais e gastronômicas, exposição de flores, artesanato local e de máquinas e também o 5º Seminário de Produção de Leite, no Salão da Igreja da Torre. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o assessor da diretoria, Guntolf van Kaick e esposa dele, Roswith L.J. van Kaick, participaram das festividades no sábado (04/08).
Homenagem aos pioneiros - Na oportunidade, a diretoria prestou homenagem aos pioneiros que fundaram a cooperativa, entre eles, Robert Janzen, pai de Roswith L.J. van Kaick, que recebeu a homenagem “in memorian, em nome da família. “Foi um reconhecimento aos pioneiros e o importante é que houve um resgate da história vivenciada por eles, com o relato do processo de transformação e evolução da cooperativa até alcançar o atual estágio. Os pioneiros escolheram uma fazenda para se instalarem, onde se criava gado de forma extensiva e com baixa produtividade, devido aos solos pobres da região dos Campos Gerais. Com o esforço realizado, eles conseguiram elevar a produtividade do rebanho e hoje a região onde a Witmarsum está instalada possui um gado de alta linhagem, que alcança produtividades comparadas à de vários países da Europa. Atualmente, a cooperativa fornece produtos de origem animal de qualidade, como leite e queijos finos, que são o cartão de visita da Witmarsun”, disse Guntolf van Kaick.
Início - Fundada em 28 de outubro de 1952, a Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda, sucessora da Sociedade Anônima que funcionava em Ibirama, no estado de Santa Catarina, organizou a migração dos colonos alemães daquela região para a Colônia de Witmarsum no Estado do Paraná. O objetivo era coordenar a vida social e econômica de todos os imigrantes. Hoje, a cooperativa atua na região de Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas e Balsa Nova, no Paraná.
Estrutura - A cooperativa conta atualmente com cerca de 300 sócios, que sobrevivem da produção de leite, frangos de corte, milho, soja, trigo, entre outras atividades agropecuárias. Ela possui uma um fábrica de rações e outra de queijos finos e mantém toda estrutura para recepção e armazenagem de grãos produzidos pelos associados. Também presta assistência técnica veterinária e agronômica, fornece os insumos necessários para produção e atua na comercialização da produção de seus associados. A Witmarsum é ainda proprietária da Escola, Hospital e de um museu, atualmente administrados pela Associação de Moradores.