WINTERSHOW 2007: Evento traz oportunidade de debater culturas de inverno com especialistas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cerca de um mês do WinterShow 2007, que será realizado pela Agrária e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), nos dias 17 e 18 de outubro, em Entre Rios (localizado a 30 km de Guarapuava/PR), a comissão organizadora já definiu a programação de palestras. Mais uma vez, o evento vai proporcionar a seus visitantes, na parte da manhã, no Centro Cultural, na Colônia Vitória, a oportunidade de debater temas relacionados às culturas de inverno (em especial trigo e cevada) com especialistas neste segmento.

Atrativos - Para o coordenador do WinterShow, Celso Wobeto, este é um dos atrativos mais importantes. O intercâmbio de informações, segundo observou, atende à demanda de conhecimento, por parte de profissionais, produtores e empresas que atuam no campo dos cereais de inverno, e contribui para fortalecer este setor do agronegócio.

Manejo de doenças - Antecipando a programação, ele contou que Carlos Alberto Forcelini, professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (UPF - Passo Fundo / RS), que falará no primeiro dia do evento sobre manejo de doenças, é referência em controle de doenças nas culturas de inverno e na ferrugem da soja. "O professor Carlos traz uma visão mais ampla, porque além de trabalhar numa universidade que tem renome nacional, ele também tem as parcerias com empresas de insumos e outras universidades", disse.

Trigo - Comentando outra presença de destaque, Samuel Hosken, presidente da Abitrigo, o coordenador do WinterShow informou que a palestra visa ajudar os participantes a entender melhor o que acontece no cenário político e das instituições que tratam da triticultura brasileira. "Todas estas questões afetam direta ou indiretamente a vida de nosso cooperado e dos produtores de trigo em geral", acrescentou.

Cevada - No dia 18/10, haverá a palestra de Álvaro Nogueira, mestre cervejeiro, malteiro e gerente de serviços tecnológicos do Senai/RJ. "O objetivo de trazermos este palestrante foi esclarecer aos produtores de cevada a importância que tem a qualidade da matéria-prima que é entregue primeiro para as maltarias e na seqüência para as cervejarias", comentou Wobeto. Na palestra, será possível conhecer a relação entre as etapas da produção para se chegar à qualidade exigida pelo mercado. "Se queremos produzir uma cerveja que agrade ao paladar do brasileiro, precisamos ter algumas características intrínsecas do produto e isso nem as cervejarias nem as maltarias conseguem modificar. Isso tem de ser produzido no campo", detalhou o coordenador.

Azevém - Também no segundo dia do evento, outra palestra que promete chamar a atenção é a do pesquisador Vitor Spader, da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), que apresentará seu estudo sobre o azevém resistente ao glyphosate - um dos primeiros trabalhos sobre o tema no país. Recordando que o problema surgiu há cerca de 3 anos e já atinge a região Sul, Celso Wobeto ressaltou que o pesquisador, ao longo de dois anos, conseguiu estabelecer novos critérios para o controle do azevém, sugerindo novas técnicas de manejo e controle. "Embora seja uma excelente pastagem, o azevém, quando no meio do trigo ou da cevada, é uma planta invasora e tem de ser combatida", completou.

Giro de campo - Além disso, a partir das 14h, no giro de campo, na FAPA, o evento apresentará palestras sobre trigo e cevada, com outros pesquisadores da FAPA, que também poderão tirar dúvidas sobre a produção daqueles cereais de inverno.  (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados