VISITA: Secretários anunciados por Richa prometem apoio às cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, recebeu, na tarde desta quinta-feira (09/12), na sede da organização, em Curitiba, a visita dos secretários anunciados pelo governador eleito do Paraná Beto Richa para assumir, em 2011, o comando da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, e do Meio Ambiente, Jonel Nazareno Iurk. Ambos demonstraram disposição em apoiar o cooperativismo paranaense e de atuar em parceria com o setor. "As cooperativas são importantes fatores do desenvolvimento industrial. Elas detêm áreas primordiais da industrialização no Paraná, ao agregar valor a nossa produção agrícola, o que é fundamental, e fazer produtos cada vez mais elaborados com maior valor para o mercado. Nós apoiaremos fortemente essa industrialização e a agroindustrialização do Estado porque isso faz com que os produtos aqui produzidos gerem mais riqueza para os nossos paranaenses", disse Barros.

Desafio - Ele afirmou que recebeu a indicação para ser o secretário da Indústria e Comércio como um grande desafio.  "O Paraná não tem sido amigo do capital e o Beto Richa tem dito que quer o capital amigo do governo, amigo do Estado. Quem quer aqui investir, gerar empregos e recolher impostos será bem vindo no Paraná. Isso já é um bom sinal e vai nos permitir avançar muito na industrialização do Estado e enfrentar os desafios que são os naturais, seja sobre a questão do câmbio ou dos importados que vêm hoje tomando conta do setor manufaturado. Nós temos que ver também as questões trabalhistas e às relacionadas à reforma tributária. Como vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, conheço bem o setor e sei vamos poder colaborar, fazendo uma articulação entre os diversos atores que podem contribuir para a evolução da industrialização do Paraná", acrescentou Barros.

Trajetória - Ricardo Barros, 51 anos, é engenheiro civil, foi prefeito de Maringá (1989-1993), vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e membro do Conselho Superior de Infra-Estrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Em 1994, foi eleito deputado federal e, desde então, reeleito sucessivamente. Natural de Maringá, recebeu 2.190.539 votos para o Senado em 2010.

Responsabilidade - Já o futuro secretário de Estado do Meio Ambiente, Jonel Nazareno Iurk, afirmou que a indicação para assumir o cargo foi recebida como uma grande responsabilidade. "É preciso reconstruir a imagem do Paraná em relação ao setor produtivo, em relação também à conservação da biodiversidade. A secretaria [de Meio Ambiente], por determinação do governador, vai fazer uma mediação como todos os setores para que possamos, da melhor forma, executar uma política ambiental em busca de um desenvolvimento sustentável, que é a nossa direção e nós vamos persegui-la", disse.

Interface - Iurk também ressaltou a importância de desenvolver um trabalho em conjunto com o cooperativismo paranaense. "Eu acho fundamental uma interface da secretaria de Meio Ambiente com o setor produtivo e, obviamente, com as cooperativas. Sabemos que todos estão preocupados com a questão ambiental. Já há uma capacitação técnica de profissionais dentro das cooperativas. Isso vai facilitar muito o nosso diálogo e a intenção é sempre buscar as melhores soluções aos problemas que vão se apresentar. Estou muito animado. Essa visita à Ocepar tem o propósito de registrar, desde já, a intenção de caminharmos juntos em busca de um meio ambiente equilibrado e que a sociedade paranaense tenha um ganho com essa ação", completou ele.

Experiência - Jonel Nazareno Iurk, 55 anos, é natural de Ponta Grossa. Engenheiro civil, é mestre em Ciência do Solo e especialista em Meio Ambiente. Tem experiência nessa área, com ênfase em conservação da natureza e desenvolvimento sustentado, atuando principalmente em temas como ecoturismo, unidades de conservação, gestão ambiental e licenciamento ambiental. Foi superintendente do Ibama no Paraná entre 1995 e 1999 e servidor da Sanepar durante 12 anos. Tem diversos trabalhos técnicos sobre meio ambiente publicados.

{gallery}noticias/2010/Dezembro/10/20101210152756/{/gallery}

Conteúdos Relacionados