VISITA: Pedro Lupion recebe sugestões para projeto de apoio ao cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Fevereiro/15/2011215154443/{/gallery}O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) visitou, na manhã desta terça-feira (15/02), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, sendo recebido pelo presidente João Paulo Koslovski, pelo superintendente José Roberto Ricken e pelo coordenador jurídico Paulo Roberto Stöberl. O parlamentar recebeu sugestões ao projeto de lei de incentivo ao cooperativismo, protocolado na Assembleia Legislativa na segunda-feira (14/02). Lupion é co-autor do PL, de autoria do deputado estadual Ney Leprevost (PP), que consiste em um conjunto de diretrizes e normas voltadas ao incentivo à atividade cooperativista e o seu desenvolvimento no Paraná.
Adaptações - "A Ocepar nos apresentou uma série de sugestões que vamos considerar, mudando e aprimorando o teor do projeto para atender aos anseios das cooperativas do Paraná", afirmou. De acordo com o deputado, entre as adaptações sugeridas pela Ocepar está a inclusão das cooperativas de saúde e de crédito no texto do PL. "O projeto tem por finalidade impulsionar o cooperativismo nas diversas áreas de atuação no estado, incentivando a criação, manutenção e desenvolvimento das cooperativas", explicou. "Organizadas por meio do cooperativismo, as pessoas conseguem melhorar suas condições de trabalho - unidas avançam e se fortalecem". E citou o exemplo do cooperativismo do ramo agropecuário. "Setenta e cinco por cento dos cooperados são pequenos ou médios agricultores. No Oeste do estado, onde é grande a produção de aves e suínos, a média das propriedades é abaixo de 20 hectares", ressaltou.
Cooperativismo nas escolas - Um dos itens do projeto introduz o cooperativismo no currículo das escolas da rede estadual. "Um dos pontos importantes do PL é a inclusão no ensino da matéria cooperativismo, para que nossos jovens, principalmente no interior do estado, em cidades pequenas ligadas ao campo, conheçam os benefícios que o cooperativismo é capaz de promover", concluiu Lupion.