VISITA: Para Sciarra, medidas anunciadas para a suinocultura ainda são tímidas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A situação da suinocultura brasileira foi um dos temas discutidos na manhã desta sexta-feira (20/07) durante reunião ocorrida entre o deputado federal Eduardo Sciarra e o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, na sede da entidade, em Curitiba. O dirigente cooperativista expressou ao parlamentar a sua preocupação com os problemas que os produtores estão enfrentando. Sciarra disse que tem acompanhado a mobilização dos suinocultores e concordou que é necessário maior apoio para a atividade. “Nós estamos atravessando uma crise sem precedentes na suinocultura, com excesso de produção, os insumos muito caros e custos de produção muito além do preço de comercialização da carne. Ficou claro que as ações já sinalizadas pelo governo federal para apoiar a suinocultura, como o financiamento para a retenção de matrizes, entre outras, ainda são muito tímidas”, afirmou.
Cobrança– “Nós estamos solidários à causa dos produtores e, como parlamentar, temos atuado no sentido de sensibilizar e pressionar o governo federal, cobrando medidas que possam auxiliar o produtor e o setor cooperativista, que industrializa o produto, ajuda e valoriza o nosso produtor de suínos vinculados às cooperativas. Porém, o mercado como um todo está ruim e isso acaba provocando uma redução de preço do produto e prejudicando toda a cadeia produtiva”, acrescentou.
Mercado - Sciarra lembrou que parte das dificuldades enfrentadas pelo setor tem origem no embargo russo à carne brasileira e que a Argentina voltou a adquirir o produto do Brasil, mas em escala ainda pequena, o que contribui para uma maior disponibilidade de carne no País. Por outro lado, ele acredita que é preciso também estimular o consumo da carne suína entre a população brasileira “Seria fundamental que nós tivéssemos a possibilidade de aumentar o consumo da carne suína no mercado interno, o que pode ser feito através de tecnologia e de estratégias de marketing e é importante que o setor invista nisso”, disse.