VISITA: Livro sobre o governo de Bento Munhoz da Rocha aborda o desenvolvimento das cooperativas na década de 1950
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“O Paraná moderno de Bento Munhoz da Rocha Netto”, livro recém-lançado pela Paco Editorial, de autoria do escritor e historiador Renê Wagner Ramos, aborda o período de governo de 1951 a 1955, quando foram implementadas ações para o desenvolvimento agrário do Estado do Paraná, com foco especial na criação das colônias de Witmarsum, em Palmeira, Entre Rios, em Guarapuava e Castrolanda, em Castro. O livro, com 146 páginas, aborda desde o contexto histórico da época até a estruturação e modernização das atividades rurais e de industrialização no Paraná.
Cooperativismo - Segundo o autor, “a pesquisa deste livro pretende mostrar historicamente as mudanças ocorridas na agricultura paranaense anteriores ao final de 1960. A obra discute a modernização do campo, fruto do discurso da política do Paraná moderno, que teve sua gênese entre 1951 e 1955, no governo de Bento Munhoz da Rocha Netto. O governo estruturou um novo modelo de exploração econômica e industrial no campo. O novo sistema atrelou o agricultor ao cooperativismo agroindustrial. Para tanto, as três colônias funcionaram como laboratórios, especialmente difusoras do novo modelo agrário, com características de monocultura, mecanização, seleção de sementes, agroquímicos, agroindústria e cooperativismo. Este modelo foi amplamente divulgado em propaganda oficial, contando com jornais, rádios, e revistas da época”, lembrou Renê Wagner Ramos.
Sistema Ocepar - Em visita ao Sistema Ocepar, nesta quinta-feira (01/09), o autor e assessor técnico de assuntos culturais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seti), Renê Wagner Ramos esteve acompanhado de Paulo Afonso Schimidt, assessor técnico da Coordenação de Ciência e Tecnologia, entregou ao presidente José Roberto Ricken e aos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, e da Fecoopar, Nelson Costa, exemplares do livro autografados e deixou um exemplar para a biblioteca. “Uma parte da história que não conhecíamos, especialmente por abordar um período que antecede da fundação da Ocepar, em 1971. Com certeza, será uma obra de muitas consultas sobre o desenvolvimento e implementação do cooperativismo no Paraná, pelos imigrantes nas regiões dos Campos Gerais e de Guarapuava”, destacou Ricken. O presidente do Sistema Ocepar ainda fez um convite para Renê possa realizar uma palestra aos funcionários sobre o livro e esta parte da história política e econômica do Paraná e sua relação com o cooperativismo.
Livro - Aos interessados em adquirir um exemplar do livro “O Paraná moderno de Bento Munhoz da Rocha Netto – Ações para implantação de novo modelo agrário (1951 – 1955)”, ele está disponível no site da própria editora www.pacolivros.com.br ou no site da Amazon.