VISITA I: Conselheiros da Cocamar realizam viagem de imersão em cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

Na tarde dessa quarta-feira (26/04), um grupo composto por 32 conselheiros consultivos e fiscais da Cocamar esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Os visitantes foram recebidos pelo presidente da entidade, José Roberto Ricken, e pelo superintendente da Fecoopar, Nelson Costa. Os cooperativistas estão realizando uma viagem de imersão em cooperativismo, com o roteiro operacionalizado pela Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo). Além da visita à Ocepar, o grupo esteve na cooperativa Witmarsum, em Palmeira, na manhã dessa quarta-feira (26/04). Nesta quinta-feira (27/04), a delegação visitará o Porto de Paranaguá. “Importante que os conselheiros conheçam com mais profundidade o trabalho de representação desenvolvido pela Ocepar, e os caminhos para o encaminhamento das demandas do setor”, explicou o gerente de Cooperativismo da Cocamar, João Sadao, que acompanha a delegação.

Aproximação e conhecimento - O presidente José Roberto Ricken fez uma explanação sobre os projetos prioritários em 2023, e os temas que merecem atenção do Sistema, entre eles as discussões sobre a reforma tributária e o leilão de concessão dos novos pedágios no Paraná. Depois, o dirigente respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos conselheiros sobre a estrutura e a governança da entidade, e o trabalho de representação, em especial o programa de Educação Política do Cooperativismo. “Essa troca de informações é fundamental para que sigamos em sintonia, atendendo às demandas dos cooperativistas. A visita de imersão em cooperativismo da Cocamar promove o conhecimento e a aproximação entre os conselheiros e a Ocepar”, afirmou. Também acompanharam a visita, a coordenadora de Relações Institucionais, Daniely Andressa da Silva, a analista do Sescoop/PR, Cristina Moreira, e o diretor-executivo da UniTI, Benedito Kugeratski Souza.

Conselhos - O Conselho Consultivo compõe a estrutura dos órgãos sociais da Cocamar. É constituído por até três membros para cada entreposto/unidade operacional para um mandato de 4 anos. Já o Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador independentemente dos órgãos de administração da Cocamar. Sua finalidade é orientar e fiscalizar a administração da cooperativa com transparência, reportando suas conclusões aos demais associados. 

Conteúdos Relacionados