VISITA: Deputado Nishimori ressalta importância da Frencoop

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na noite desta terça-feira (22/03) será reinstalada, em Brasília, a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e lançada a Agenda Legislativa do Cooperativismo 2011, uma iniciativa conjunta da Frente e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Esses dois eventos contarão com a participação de diversos representantes paranaenses, entre eles, o deputado federal Luiz Nishimori, que é um dos integrantes da Frencoop junto com outros 220 parlamentares de todo o País. Nishimori ressaltou a importância da Frente durante visita ao presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, na tarde desta segunda-feira (21/03), em Curitiba. "A Frencoop é muito importante e, com certeza, eu quero somar força com todas as cooperativas". Associado da Coamo, de Campo Mourão, e da Cocari, de Mandaguari, o deputado disse que confia no trabalho desenvolvido pelo setor. "As cooperativas são muito unidas e ainda bem que em nosso estado elas são muito fortes, sólidas e bem organizadas através da Ocepar", frisou.

Frencoop - A Frente Parlamentar do Cooperativismo é uma das mais antigas e atuantes no Congresso Nacional. Criada em 1986, nas últimas eleições, teve a permanência de 60% dos seus integrantes. Na 53ª legislatura, a Frencoop contou com a participação de 245 parlamentares, 220 deputados federais e 25 senadores. No início da atual legislatura, a 54ª, a Frente já conta com 221 membros, sendo 197 deputados e 24 senadores, e a intenção, de acordo com a OCB, é aumentar esse quadro.

 

Código Florestal - Em sua visita à Ocepar, Nishimori, que também faz parte da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, tratou sobre o Código Florestal com Koslovski. De acordo com ele, o presidente da Câmara, Marco Maia, disse que a matéria deverá se colocada em discussão ainda nessa semana. "Basicamente, a nossa proposta é aprovar o relatório do deputado Aldo Rebelo. Nós estamos pedindo que sejam isentados da reseva legal pelo menos aqueles que possuem propriedades com até quatro módulos porque 90% dos produtores paranaenses são pequenos agricultores e isso já resolveria o nosso problema no Paraná", afirmou Nishimori. Ele também defende a ideia de premiar os agricultores que preservam o meio ambiente e destacou o trabalho realizado no campo. "Os agricultores, na verdade, só têm colaborado com o meio ambiente, seja por meio das microbacias, com o plantio direto ou com o recolhimento de embalagens de agrotóxico, que está funcionando perfeitamente bem", exemplificou.

 

Cidades - Por outro lado, o deputado disse que é necessário cobrar a participação da população urbana.  "O problema maior está nas cidades grandes. Acho que temos que criar, dentro do Código Florestal, um código de responsabilidade urbana, pois estão cobrando muito do campo e esquecendo do grande centro urbano, onde é gerada uma grande quantidade de gás carbônico por meio dos carros, ônibus e outros meios que vão emitindo CO2. Eu acho que o agricultor precisa ser preservado. É muito injusto cobrar daqueles que produzem e oferecem alimentos. Neste caso, eu quero ficar ao lado dos agricultores, que são muito importantes nesse segmento", acrescentou.

 

Pró-Savana - No encontro, Nishimori aproveitou para convidar lideranças e dirigentes do setor cooperativista paranaense para um seminário que será realizado no dia 24 de abril, em São Paulo, quando representantes do Brasil, Moçambique e do Japão vão discutir o projeto Pró-Savana, que é resultante de um acordo firmado pelos governos dos três países, no ano passado, com o objetivo de desenvolver a agricultura na área de savana tropical de Moçambique, na África do Sul. "Será um evento restrito, com aproximadamente 200 pessoas, e eu convidei o presidente da Ocepar e diretores das demais cooperativas para participar. As cooperativas têm condições de colaborar muito nesse processo porque possuem grande know how. Além disso, temos elementos humanos muito capacitados no Paraná que podem contribuir muito nesse processo", disse o parlamentar.

 

Jogo beneficiente - Ele informou ainda que, juntamente com o governo estadual, está sendo organizada uma partida de futebol, no início de abril, na Arena da Baixada, em Curitiba, com jogadores que já atuaram no Japão, para arrecadar doações para os japoneses atingidos pelos terremotos e pelo tsunami e também para os desabrigados do litoral paranaense. "O Zico e o Alcindo já confirmaram que vão participar", afirmou Nishimori.

{gallery}noticias/2011/Marco/22/201132215147/{/gallery}

Conteúdos Relacionados