UNITÁ: Cooperativa central reivindica trevo de acesso à indústria

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Representantes da Unitá Cooperativa Central estiveram na manhã desta segunda-feira (20/08) em audiência com o governador Beto Richa, em Curitiba. Os cooperativistas pediram apoio para a construção de um trevo de acesso ao abatedouro de frangos da Central, na BR-369, em Ubiratã, Centro-Oeste do Paraná. Resultado de investimentos de R$ 120 milhões, a indústria será inaugurada em janeiro de 2013 e abaterá 160 mil aves/dia. A construção do trevo é considerada fundamental para garantir agilidade no escoamento e a segurança dos trabalhadores e da população que utiliza a rodovia. A indústria irá gerar 1.500 empregos diretos. “A concessionária que administra o trecho já aprovou o projeto executivo e solicitamos ao governo que interceda para promover o início das obras, com um custo estimado de R$ 720 mil”, disse o presidente da Coagru, Áureo Zamprônio.

Avaliação - O governador reconheceu a importância do trevo e indicou que avaliará com rapidez a demanda da cooperativa. Presente na reunião, o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que analisará o pedido em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Contratos - A Central corre contra o tempo, pois encerram em janeiro os contratos com os frigoríficos que atualmente estão abatendo a produção de seus associados. “Teremos que absorver toda a recepção e abate em nossa planta industrial”, enfatizou Zamprônio. Ao final do encontro, o dirigente disse estar satisfeito com o resultado. “Estou muito otimista. Acredito que o Governo do Estado atenderá a essa importante demanda da Unitá”, afirmou. A Unitá é fruto de um projeto de intercooperação das cooperativas Copacol, Coagru e Cooperflora.

Presenças - Também participaram da reunião com o governador, o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, o vice-presidente da Unitá, Claudemir Cavalini, o prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio; o deputado federal Rubens Bueno e o deputado estadual Douglas Fabrício. 

{gallery}noticias/2012/agosto/20/unita/{/gallery}

Conteúdos Relacionados