TURISMO: Cooptur oferece treinamento vivencial

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, Dick Carlos de Geus, esteve na Ocepar nesta quarta-feira, onde discutiu com o superintendente adjunto a possibilidade do lançamento, neste ano, de mais um produto, o treinamento vivencial em cooperativismo, que pode ser realizado nas propriedades dos associados. No ano passado a Cooptur lançou, com apoio do Sescoop Paraná, o produto “Imersão em Cooperativismo”, voltado aos associados, colaboradores e dirigentes de cooperativas de todo o Brasil.

Diferencial – Segundo Dick de Geus, há pelo menos duas estruturas de associados da Cooptur prontas para oferecer treinamento vivencial em cooperativismo a grupos interessados: a primeira fica no Canyon Guartelá, em Tibagi; e a segunda é o Ninho do Corvo, em Prudentópolis. No entanto, há outros locais com estrutura para esse tipo de treinamento, localizados nas duas rotas de turismo cooperativo oferecido pela Cooptur: Rota Holandesa, abrangendo as cooperativas Batavo, Castrolanda e Arapoti; e a Rota Eslavo-Germância, que envolve as cooperativas Witmarsum (Palmeira), Camp (Prudentópolis) e Agrária (do distrito de Entre Rios, Guarapuava).

Cooperativismo de imigrantes – As cooperativas agropecuárias das rotas holandesa e eslavo-germânicas surgiram a partir de 1951, constituídas por imigrantes e seus descendentes. Em função da herança cultural, capacidade de trabalho e dedicação dos seus integrantes, essas cooperativas se distinguiram no cenário cooperativista brasileiro através da alta produtividade obtida nas atividades agropecuárias e na industrialização. Essas cooperativas serviram de modelo para o desenvolvimento do cooperativismo no Paraná e em outros Estados, mostrando que a cooperação entre grupos de pessoas pode promover transformações antes não imaginadas.

Conhecimento, formação e cultura – A Cooptur surgiu entre as cooperativas desses roteiros com o objetivo de desenvolver o turismo no Paraná de forma organizada e sustentável, preservando e valorizando o patrimônio cultural, natural e produtivo de cada localidade, agregando valor às atividades já existentes, promovendo desenvolvimento social, cultural e econômico”. O produto “Imersão em Cooperativismo”, apoiado pelo Sescoop Paraná, foi criado para repassar aos interessados o exemplo de cooperativismo desses roteiros, mostrando o resultado da prática da cooperação através das visitas às indústrias, aos plantéis de animais, aos campos, centros de experimentação e paisagens e atrações turísticas.

Cooperativismo vivencial – A idéia da Cooptur é disponibilizar suas estruturas para treinamentos de grupos aliando os exemplos de sucesso das cooperativas, através de palestras, e a prática da cooperação entre os participantes diante de desafios como rapel, canoagem, tiroreza e outras práticas ao ar livre. Assim, os treinamentos vivenciais que podem ser feitos em hotéis fazenda, podem se transformar em treinamentos vivenciais em cooperativismo, incluindo visitas a cooperativas e palestras sobre o tema, enfocando a trajetória da cooperativa em questão. 

Conteúdos Relacionados