TRIGO: Sandro Alex intercede junto ao governo federal pelos produtores do PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Dezembro/14/20111214144641/{/gallery}Nesta terça-feira (13/12), o deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), ocupou a tribuna na Câmara Federal, em Brasília, para defender os produtores de trigo do Paraná e reivindicar uma nova data ainda para este ano do Leilão PEP que tem por objetivo viabilizar o escoamento da safra e garantir o preço mínimo ao produtor.
Produção - Segundo dados do Censo Agropecuário (IBGE), no período de 2004 a 2010, a produção brasileira de trigo grão se concentrou na região Sul do Brasil. O Paraná vem se consolidando como maior produtor do país sendo responsável por metade da safra brasileira 52,9% e em segundo lugar o Rio Grande do Sul com 35,6%. Através de contato e sugestões de produtores da região dos Campos Gerais o deputado Sandro vem acompanhando as informações sobre a realização do Leilão PEP (Leilão de Prêmio para Escoamento da Produção) e constatou através da Bolsa de Mercadoria de Brasília (BBSB) vários cancelamentos, inclusive o que estava previsto para esta quarta-feira (14/12).
Tratamento isonômico - Estes cancelamentos estão prejudicando os produtores e suas famílias que precisam comercializar a safra. O deputado paranaense verificou que, além dos cancelamentos (os quais ainda não se sabe o motivo exato), alguns números de leilões anteriores mostravam maior quantidade comercializada no Estado do Rio Grande do Sul. Em função dessas informações e tendo por base a expressiva importância do complexo agroindustrial do trigo, seja pela sua relevância em termos de dieta alimentar, seja pela diversidade de ramificações industriais e pela sua grande importância em termos de valor agregado, geração de empregos e também através de números e estudos apresentados pelo Sistema Ocepar em conjunto com a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), Sandro Alex defendeu na tribuna, em Brasília, o tratamento isonômico de comercialização entre os estados produtores no Brasil e uma nova data para o leilão ainda este ano.
Audiência - Sandro entrou em contato com a Câmara Técnica cobrando informações e também esta agendando audiência com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que tem apresentado eficiente trabalho. “Diante da importância do Paraná no contexto nacional, vou pedir que os produtores paranaenses tenham o tratamento que merecem e que o leilão seja realizado ainda este ano para que os produtores e suas famílias não sejam prejudicados”, concluiu o deputado. (Assessoria de Imprensa do deputado federal Sandro Alex)