TRIGO: Retomada das compras pode estimular produção interna
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Ao comentar a retomada das compras do trigo nacional pelos moinhos brasileiros, o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) acredita que este é um momento favorável para o produto no mercado interno. A elevação dos preços dos grãos no mercado externo está proporcionando uma maior procura pela produção local e essa tendência tende a continuar por um período mais duradouro, conforme prevê os analistas de mercado. Segundo Micheletto, essa maior demanda interna pelo trigo permitirá que parte das áreas agrícolas, mão-de-obra e fatores de produção, que ficam ociosos no período de inverno, possam ser ocupados com o cultivo desse cereal e de outras culturas de inverno, como a aveia, centeio, cevada ou pastagens de inverno. "É mais uma oportunidade que os produtores têm para aumentar a renda e pagar suas contas".
Ajuste - Para o deputado, caso os preços do trigo se mantenham em patamares mais elevados do que se verificou nos últimos anos, as indústrias moageiras tenderão a se ajustar à nova conjuntura de mercado, procurando a se abastecer internamente, o que proporcionaria uma menor dependência externa, que hoje supera 70 por cento das nossas necessidades. Micheletto considera a iniciativa das compras pelos moinhos como um bom exemplo que pode estimular os triticultores.
Argentina - No momento em que a Argentina, nosso principal fornecedor, sobretaxa os preços, suspende licenças para exportação, as indústrias encontram dificuldades de suprimento e o Brasil se apresenta em condições de produzir o dobro do que colhe, Micheletto entende que deve existir uma política interna para estimular a produção nacional e que haja melhor entrosamento entre o agronégocio, o segmento produtivo e a moagem, coisa que não tem acontecido até agora, daí os atuais níveis pífios de produção. (Assessoria de Imprensa)