Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

TRIGO: Ocepar reivindica retomada urgente dos leilões de PEP

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) está solicitando ao governo federal a retomada, com urgência, dos leilões de PEP (Prêmio de Escoamento do Produto), já na primeira semana de janeiro de 2012, contemplando, no mínimo, 250 mil toneladas por semana para o Paraná, até escoar toda a produção. “Queremos evitar prejuízos maiores ao setor produtivo já que o mercado de trigo está totalmente parado no aguardo da retomada dos leilões de PEP, interrompidos nas últimas semanas”, afirma o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.

 

Comercialização - Os produtores de trigo do Paraná comercializaram até o momento apenas 34% de sua safra que totaliza 2,42 milhões de toneladas. “Ocorre que os produtores estão sendo pressionados a pagar suas dívidas junto aos fornecedores de insumos, porém, como não conseguem vender o seu trigo para os moinhos e nem obter o apoio do governo, seu endividamento aumenta a cada dia. Buscando viabilizar mercado para os produtores, as cooperativas se comprometeram com o escoamento do produto, contando com os leilões do PEP, mas com sua interrupção, elas também estão tendo prejuízos, pois assumiram compromissos com os compradores e agora não estão tendo condições de honrá-los”, frisa Koslovski.

 

Ofício – Um ofício com o pleito das cooperativas do Paraná foi enviado nessa semana à Diretoria de Política Agrícola e Informações e de Operações e Abastecimento da Conab e ao secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, e ao secretário de Política Agrícola, Caio Dornelles da Rocha.

Conteúdos Relacionados