TRIGO II: Audiência vai debater fortalecimento da cadeia produtiva
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal aprovaram, nesta quarta-feira (23/11), requerimento do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) que propõe audiência pública para discutir uma nova política agrícola para a cadeia produtiva do trigo. “Um produto considerado de segurança alimentar merece mais atenção e apoio; aliás, deve ser tratado como política de Estado e não apenas de um governo e esses questionamentos serão levados ao conhecimento do ministro da Agricultura Mendes Ribeiro e da presidente Dilma Rousseff”, argumentou Micheletto.
Novo modelo - “Nada mais justo do que a gente buscar e defender um novo modelo de política agrícola para incentivar a nossa produção, justamente para reduzir essa eterna dependência externa, que no passado custou ao país US$ 1,5 bilhão com as importações de 6,3 milhões de toneladas”, explicou. Ele ressaltou que cerca de 150 mil produtores se dedicam a essa cultura que gera em torno de 160 mil empregos diretos e 900 mil indiretos. Micheletto informou ainda que a produção brasileira de trigo é de 5 milhões de toneladas para um consumo de 10,4 milhões de toneladas.
Participantes - Foram convidados para a audiência pública o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Tibério Dornelles da Rocha, o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Paraná, João Paulo Koslovski, o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul, Rui Polidoro, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abtrigo), Luiz Martins.
Serviço- Audiência publica sobre nova política para o trigo / Data: 29/11/2011/ Horário: 10h Local: Anexo II, Plenário 6, Brasília (DF). (Assessoria de Imprensa do deputado federal Moacir Micheletto)