Trabalho dos GTAs serão apresentados nas reuniões de Núcleos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Começa nesta quarta-feira (17/8), em Natal (RN), com representantes das regiões Norte e Nordeste, a primeira etapa da reunião dos Núcleos Regionais Cooperativos, quando serão apresentadas as propostas dos Grupos Técnicos de Apoio (GTAs). Os grupos são formados por profissionais da Unidade Nacional e representantes das OCEs, um por cada região do país.

Construção - De acordo com o gerente de Fomento da OCB e coordenador dos GTAs , Marcelo Barroso, a intenção é reunir profissionais de várias OCEs que tenham conhecimentos específicos para construir um modelo de gestão participativa para o Sistema aliando à prática do trabalho em equipe à visão ampliada das ações e da interdependências de resultados.

Metodologia
- Em junho deste ano foram criados três GTAs. O primeiro é o Gestão de Cooperativas, que trata sobre a conceituação e o desenvolvimento de instrumentos de gestão. O segundo, o GTA-Alinhamento Institucional, tem como principal meta desenvolver idéias e ações referentes ao Marketing Institucional; Elementos Estratégicos e Identidade Cooperativa. Já o GTA-Jurídico aborda discussões sobre o ato cooperativo e a legislação cooperativista. Representam o Sistema Ocepar nestes GTA´s, Leonardo Boesche, Gestão de Cooperativas, Samuel Milléo Filho, Alinhamento Institucional e Paulo Roberto Stoberl, Jurídico.

Nucleação - Durante a reunião de Núcleos serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos membros dos GTAs entre eles, as propostas para definição da missão e visão do sistema cooperativista; as estratégias e mecanismos para o desenvolvimento da “marca cooperativa”; conceitos de gestão profissionalizada em cooperativas; os parâmetros para atuação das cooperativas em suas comunidades locais e os pontos críticos da legislação e do ato cooperativo. Após a validação das propostas na reunião de Núcleos os grupos de trabalho voltarão a se reunir para discutirem a implantação das estratégias propostas e, eventualmente, o replanejamento das ações traçadas.

Conteúdos Relacionados