SUCO DE LARANJA II: Estoques são baixos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nos Estados Unidos os estoques de FCOJ em 31 de maio somavam 864,48 mil libras, 39,7% a menos que no mesmo período de 2010. Os dados são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. No Brasil, a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) aponta que os estoques de suco caíram 47,25% nos últimos dois anos, devido à redução da produção.

Cresce - Por outro lado, a estimativa para a safra de laranja do cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo Mineiro é a maior desde 2004: 387 milhões de caixas de 40,8 kg. No Paraná, a previsão é de colheita de 14 milhões de caixas, volume entre 5% a 8% maior do que a safra passada.

 

Recomposição - De acordo com o superintendente da Cocamar, José Cícero Aderaldo, a hipótese é de que a grande safra desse ano contribuirá para recomposição dos estoques, porém não formará um grande excedente. ''Esses recursos que poderão ser emprestados pelo governo poderão auxiliar nesse sentido, porém, há de se enfatizar que o setor citrícola sempre se financiou no mercado internacional, onde as taxas de juros são menores que as vigentes no mercado brasileiro'', argumenta. Para Adelardo, não há certeza de que o setor utilize a nova linha de crédito disponibilizada. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados