SOJA: Vencedores do Concurso Estadual de Redução de Perdas são premiados
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Comissão Organizadora do VIII Concurso Estadual de Redução de Perdas na Colheita da Soja faz nesta sexta-feira (03/06), em Maringá, a divulgação e premiação dos vencedores da competição que nesta safra teve a inscrição de 256 operadores, em 14 municípios da região. A média nacional de desperdício de grãos na colheita de soja, segundo a Embrapa, é estimada em 120 quilos por hectare; no Paraná este índice fica na casa dos 60 quilos por hectare. Nos 55 mil hectares colhidos pelos operadores que participaram do Concurso, a média de perdas foi de 20,09 quilos por hectare. Isso significa que, comparado com a situação estadual, os colhedores deixaram de desperdiçar o equivalente a 36,5 mil sacas de soja na região de Maringá. Este volume na cotação do grão desta semana daria R$1,64 milhão, ou o equivalente a 34 novos tratores de 55 CV, cotados pelo Programa Trator Solidário.
Máquinas - O extensionista Joaquim Nereu Girardi, coordenador do Concurso, destaca que os operadores colheram com máquinas de todas as marcas e, o mais importante, algumas com tempo de uso superior a 25 anos. "Com base nisso, concluímos que as perdas não dependem do ano de fabricação da máquina e sim da situação da cultura, quanto aos aspectos relacionados à população de plantas, época de semeadura, infestação de ervas daninhas, umidade dos grãos; das condições da colhedora, nos aspectos de regulagens e manutenção; e da habilidades do operador", comenta. Segundo o técnico, os cursos para treinamento dos operadores, filhos de proprietários de máquinas e funcionários, realizados nos últimos anos junto com o Senar também têm contribuído para a redução dos volumes de perdas. Os 30 melhores classificados no Concurso receberão prêmios que foram patrocinados por empresas da região ligadas à atividade do agronegócio. O primeiro colocado leva para casa, nesta noite, uma moto zero quilômetro de 125 CC.
Maior - O concurso, considerado o maior no gênero em todo o Brasil, é promovido pelo Governo do Estado, através da Emater, uma autarquia da Secretaria de Estado da agricultura, em parceria com Sociedade Rural de Maringá, Agro-Júnior/UEM, Cesumar e Prefeituras Municipais e tem o apoio dos patrocinadores dos prêmios.A divulgação dos melhores classificados no Concurso acontecerá na tradicional Festa da Soja que reúne todo o ano cerca de mil pessoas. Entre elas, agricultores, técnicos, lideranças do agronegócios e autoridades políticas do Estado. O secretário de estado da agricultura, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, também confirmaram presença no evento.
Serviço - Festa da Colheita / Data: 03 de junho de 2011/ Horário à partir das 19h / Local: Sociedade Rural de Maringá - Av. Colombo - Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro - Pavilhão Azul. (Assessoria de Imprensa da Emater)