SOJA: Bom humor nos mercados eleva preço da soja em Chicago

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As cotações da soja subiram na Bolsa de Chicago, ontem, sustentadas pela redução da safra na América do Sul e influenciadas pelo bom humor no mercado financeiro internacional. Ali, os preços dos ativos subiram após bons indicadores de produção industrial na China, Estados Unidos e Zona do Euro. O contrato março avançou 1,36%, para US$ 12,1525 por bushel.

Estimativas menores - A Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) reduziu sua estimativa de produção de soja no País na safra 2011/12 para 71,9 milhões de toneladas, ante 74,6 milhões de toneladas previstas em dezembro. O motivo foi o clima seco que reduziu a produtividade das lavouras no Sul. Em outra frente, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informou que as exportações brasileiras da oleaginosa saltaram 385% em janeiro, para 1,01 milhão de toneladas, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Nova York - Na Bolsa de Nova York, os preços do açúcar atingiram mínimas de três semanas ao fecharem em 23,50 centavos de dólar por libra-peso, com queda de 0,2% no contrato março. Os números divulgados pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) não afetaram o mercado. A entidade informou que as usinas da região Centro-Sul do Brasil processaram 492,70 milhões de toneladas de cana do início da safra 2011/12 (em abril passado) até 16 de janeiro, queda de 11,5% ante o mesmo período da safra anterior. Já o café arábica fechou com queda de 0,44%, a 214,10 centavos de dólar por libra-peso, menor valor desde 18 de dezembro. (O Estado de São Paulo)

Conteúdos Relacionados