SISTEMA OCEPAR: Transformação Digital é uma questão de atitude

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No mundo globalizado em que vivemos, tudo é muito veloz, volátil e incerto. Precisamos acompanhar as mudanças, mudar nossa mentalidade, aceitar e nos adaptar. Afinal, a transformação que o mundo exige começa pelas pessoas. “Transformação digital é uma questão de atitude”, pontuou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em live para os funcionários da organização, na tarde desta quinta-feira (25/03), por ocasião do lançamento do Programa de Transformação Digital do Sistema Ocepar, o Somos Digital.

Estruturação e sistematização - A Ocepar completará 50 anos em abril e, durante essas cinco décadas de história, a organização e, posteriormente, o Sescoop/PR e a Fecoopar, que integram o Sistema Ocepar, provaram que são entidades transformadoras. “Mas é preciso continuar inovando, por isso estamos lançando um programa que vai estruturar e sistematizar a transformação digital no âmbito do sistema”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Sensibilização - O Programa de Transformação Digital do Sistema Ocepar é baseado no tripé pessoas, processos e tecnologias. Neste primeiro momento, o foco é trabalhar as pessoas, principalmente, a aceitação ao novo. Para fazer essa sensibilização, um dos convidados da live desta quinta foi Rafael Barreiros, artista Arte Educador e empreendedor criativo que dá vida ao palhaço Alípio. “Tenho 21 anos de profissão e sempre me defini como alguém do mundo analógico, um pouco avesso ao tecnológico. Mas então veio a pandemia e hoje, fazendo uma retrospectiva, vejo que passei por quatro etapas. A primeira foi de que a pandemia vai passar, então, foi uma etapa de espera; a segunda foi aceitar pandemia e tentar fazer coisas no digital, mas o fato é que minha cabeça ainda estava no analógico, ou seja, comecei a usar tecnologia mas não mudei o formato do meu trabalho, gravava apresentações e, simplesmente, jogava na internet; a terceira etapa, costumo dizer que pode vir com mais dor ou menos dor, que é a etapa da aceitação; e a quarta e última foi aceitar, mas comprometer-se com isso. Não bastasse a pandemia, no segundo semestre com um linfoma de Hodgkin, que é um tipo de câncer. Aí a transformação veio com tudo novamente. Mas como eu já tinha aprendido com aquelas quatro fases, eu já pulei direto para a terceira fase e pensei: ok, estou com câncer, então o que tenho que aprender com isso, e como me comprometer com a cura”, disse.

Escolhas - A live desta quinta também trouxe como convidado o escritor e palestrante, Allan Costa, que na ocasião foi taxativo de que o mundo jamais voltará ao normal. “Todo e qualquer processo de transformação começa pela gente. A nossa vida é uma sucessão de escolhas. Então, eu posso escolher ver todo esse programa de transformação digital do Sistema Ocepar, e não me envolver, não me comprometer. Mas a partir de tudo o que ouvi hoje, desconfio de que se essa for a sua escolha, você vai ter problema, porque a mudança vai acontecer, e a se gente não se torna protagonista dela, a gente é mudado. Mas eu posso escolher olhar para isso e entender que estou diante talvez de uma das maiores oportunidades que já tive na vida profissional, uma oportunidade de me engajar num processo que vai fazer a diferença não só pra mim, porque o Sistema Ocepar representa a transformação da sociedade. A ideia, a filosofia cooperativista transforma pessoas. E que estamos falando aqui, neste dia, é sobre a capacidade de ampliar essa transformação”, disse.  Segundo o especialista, “inovação não é só tecnologia, são as pessoas. Tudo aquilo que faz diferença na vida de alguém. Precisamos mudar nossa forma de pensar, mudar a mentalidade de fazer as coisas da mesma forma sempre”, frisou.

O programa - Já o detalhamento de como o Programa de Transformação Digital irá acontecer no âmbito do Sistema Ocepar foi feito por Jameson Moreira, da Velg Consultoria. “Estamos falando de um fluxo de trabalho, que inicia com a sensibilização das pessoas e segue com a elaboração de um plano diretor. Tudo isso está sob a coordenação de um comitê interno, formado por profissionais de diversas áreas e que tem total apoio da diretoria executiva”, explicou.

Rádio - Quer saber mais sobre transformação digital e o quanto a atitude de cada um interfere nesse processo? Clique nos links abaixo e ouça:

José Roberto Ricken

Rafael Barreiros, o palhaço Alípio

Jameson Moreira

Allan Costa

Conteúdos Relacionados