Reunião no Sistema Ocepar discute estreitamento da relação entre empresários do sudoeste e o cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar sediou, na última sexta-feira (26/07), uma reunião que contou com a participação do governo do Paraná e do Sebrae, com o objetivo de estreitar a colaboração entre empresários da região sudoeste e o cooperativismo. A intenção é promover a aproximação para fomentar parcerias e iniciativas conjuntas que promovam o desenvolvimento regional.
Representando o Sistema Ocepar, participaram da reunião João Gogola Neto, gerente de Monitoramento e Consultoria; Jessé Aquino Rodrigues, coordenador de Monitoramento; e Emerson Barcik, coordenador de Consultoria (todos do Sescoop/PR). Marcos Junior Marini, diretor de projetos da Secretaria do Planejamento do Paraná, representou o governo do Estado e pelo Sebrae/PR participou o consultor Marcos Colla, que já foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco.
Expansão produtiva
O gerente de Monitoramento e Consultoria do Sescoop/PR detalhou a estrutura do cooperativismo no sudoeste e mencionou a possibilidade de envolver o coordenador do núcleo regional sudoeste do Sistema Ocepar nas discussões futuras. Gogola também informou que Pato Branco, no sudoeste, vai sediar o próximo Encontro Estadual de Cooperativas, que acontece em novembro. Segundo ele, para o encontro é esperada uma grande participação de cooperativistas.
A importância da integração entre cooperativas e empresários foi destacada pelo diretor da Secretaria do Planejamento. Para ele, essa colaboração pode estimular o crescimento regional e a implementação de ações estruturantes.
O consultor do Sebrae/PR apresentou uma visão detalhada sobre a expansão produtiva e tecnológica da região sudoeste, composta por 42 municípios. Ele destacou o papel crescente das startups regionais que estão desenvolvendo soluções inovadoras para cooperativas e enfatizou a importância de fortalecer o cooperativismo local. Marcos Colla ficou com a responsabilidade de acompanhar o assunto e apresentar novas oportunidades para as cooperativas.
A reunião também abordou o programa Rota do Progresso, do governo do Paraná, que destina recursos para estimular a economia e a geração de emprego e levar mais qualidade de vida à população que vive nos 80 municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).