SISTEMA OCEPAR: Reunião da diretoria contou com a participação do novo secretário da Fazenda
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O principal convidado da reunião das diretorias da Ocepar e da Fecoopar, realizada na tarde dessa quinta-feira (09/05), de forma online, foi o novo secretário da Fazenda do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, que deixou a pasta da Agricultura e do Abastecimento (Seab), cargo que ocupou desde 2011. Ele assumiu a nova função na quarta-feira (08/05). “Esta é a minha primeira agenda oficial como secretário empossado, o que, para mim, é um orgulho, afinal, sempre tivemos e continuaremos tendo uma excelente interlocução com o setor cooperativista, do qual sou um admirador e incentivador desta filosofia”, disse.
Trajetória - Economista com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar, Ortigara é servidor público da Seab desde 1978, onde ocupou as funções de pesquisador, gerente, coordenador, analista, diretor e diretor-geral até chegar ao posto de secretário, em 2011. Na Secretaria da Fazenda, substitui Renê Garcia Junior, que foi para a diretoria financeira do BRDE.
Nova função - No encontro com os diretores da Ocepar, Ortigara lembrou que já são 46 anos e 56 dias acompanhando o agronegócio paranaense e brasileiro. “Sempre estive ao lado dos dirigentes e com o mundo agro. Agora, fui desafiado pelo governador [Ratinho Junior] para uma nova missão, assumir a Fazenda. Confesso que assumo com entusiasmo, respeito e com o mesmo profissionalismo que sempre pautei meu trabalho. Com a economia real funcionando bem, tudo vai bem. Tudo aquilo que puder contribuir para manter o equilíbrio e a solidez financeira do Estado eu farei e conto com o apoio do setor cooperativista”, salientou o secretário.
Desafios - Ortigara agradeceu o apoio que recebeu do setor durante todos esses 13 anos na pasta da Agricultura e que tem pela frente dois desafios apresentados pelo governador: “O primeiro é com a economia do estado, perfeitamente em sintonia com o setor produtivo e seus legítimos interesses. Segundo, dar agilidade nos serviços e nos atendimentos às empresas e aos cidadãos. Também, colocar as demandas em dia e devolver para a sociedade em forma de investimentos e, ainda, usar parte dos tributos para realizar investimentos duradouros”, completou.
Reforma Tributária - O secretário afirmou que assume com o compromisso de constituir um grupo de gestão fiscal do estado, “atento na construção do recheio da Reforma Tributária, naquilo que pode nos impactar. Com o tempo, olhando a substituição tributária, realizar ajustes nos benefícios fiscais, seja por parcelamento, diferimento, transferência de crédito, a gente vai dedicar um tempo para zerar a fila e dar uma resposta rápida as empresas e cooperativas, que aguardam resposta para seus investimentos”.
Parcerias - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em nome da diretoria, agradeceu pelo trabalho e parcerias realizadas ao longo dos anos em que Norberto ocupou o cargo de secretário da Agricultura e do Abastecimento e disse que esta interlocução continuará fortalecida agora com os novos desafios. O presidente foi acompanhado pelos demais diretores, que ressaltaram o excelente trabalho e atenção dispensada por ele e sua equipe no governo do Estado.
OCB - Quem também prestigiou a reunião foi a superintendente da OCB, Tânia Zanella, convidada para falar sobre a realização do 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de maio, em Brasília. A superintendente iniciou sua fala se solidarizando com a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Inclusive, a reunião iniciou com pedido do presidente Ricken, para que todos fizessem um minuto de oração pelos mais de 100 mortos e pelos milhares de desabrigados.
CBC - Tânia falou sobre a expectativa do Sistema OCB em receber mais de 3 mil lideranças do cooperativismo brasileiro em Brasília na próxima semana. “Estamos fazendo um congresso com a nossa cara, com nosso jeito, esperamos realizar um grande evento”. Ela destacou sobre a importância de que todas as lideranças cooperativistas do Paraná convoquem os deputados federais e senadores da sua região para que participem no primeiro dia do CBC do lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo. “Já temos confirmação de vários parlamentares e de muitas lideranças, inclusive do vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin. Oportunidade de apresentarmos nossas demandas e mostrarmos a força e a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Brasil”, lembrou.