Sistema Ocepar recebe representantes da Embaixada do Canadá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar recebeu, nesta quinta-feira (27/02), a visita da nova diplomata do Canadá em Brasília, Gabrielle Dew, e do representante comercial do consulado canadense na região Sul, Paulo Orlandi. Eles foram recebidos pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, e pela coordenadora de Economia e Mercado da instituição, Carolina Teodoro.

Gabrielle Dew informou que está há pouco tempo no Brasil, desde agosto de 2024, sendo a responsável pela área de agricultura. Segundo ela, a visita ao Sistema Ocepar tem por objetivo conhecer melhor o cooperativismo paranaense, em especial o setor agropecuário.  “Queremos ter uma visão e um conhecimento maior sobre as cooperativas do Paraná, promover a aproximação do setor brasileiro com o Canadá, colocando a embaixada à disposição para parcerias, troca de experiências, promoção de intercâmbios e eventos”. Paulo Orlandi reforçou o interesse em promover relações comerciais e acadêmicas com o Brasil.   

O superintendente da Ocepar disse que a relação do Sistema com o Canadá é muito boa e frisou que o país norte-americano é uma importante referência no cooperativismo, especialmente na área de crédito e no setor agrícola principalmente na produção de cereais de cultivo de inverno, como trigo e cevada. “Queremos estreitar nosso relacionamento e fazer negócios”, destacou Mafioletti.

A coordenador de Economia e Mercado do Sistema Ocepar apresentou informações sobre o cooperativismo no mundo, no Brasil e no Paraná, destacando a relevância do setor. “Dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) mostram que há 3 milhões de cooperativas no mundo e estima-se que 12% da população mundial está ligada ao cooperativismo. Juntas, as cooperativas correspondem à oitava economia do mundo”, informou Carolina Teodoro. Sobre o cooperativismo brasileiro, a coordenadora informou que são 4.500 cooperativas e 23,4 milhões de cooperados.

Em relação ao Paraná, a coordenadora informou que em 130 dos 399 municípios, a maior empresa é uma cooperativa. “No setor agropecuário paranaense, as cooperativas respondem por 65% da produção de grãos e por 45% da produção de proteína animal (carnes. Leite e derivados)”, destacou. Na apresentação foram apontados alguns dos diferenciais do cooperativismo paranaense, como a sustentabilidade, a responsabilidade social, a intercooperação, o investimento nas lideranças femininas e jovens e o programa de educação política.  Além disso, foi apresentado o Plano Paraná Cooperativo (PRC), o planejamento estratégico do setor cooperativista do estado. “Temos tradição em planejar. Os planejamentos fazem parte da nossa gestão”, destacou Mafioletti. 

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados