SISTEMA OCEPAR I: Diretoria executiva promove reunião geral com as equipes de trabalho
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A diretoria executiva promoveu virtualmente, na manhã desta quinta-feira (03/03), a primeira reunião geral de 2022 com os funcionários das três entidades que formam o Sistema Ocepar: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar). As atividades foram conduzidas pelo presidente José Roberto Ricken, com o apoio dos superintendentes Robson Mafioletti, Leonardo Boesche e Nelson Costa.
Expectativa - “Desejo que todos nós tenhamos um ano espetacular. A apreensão é grande, principalmente com os acontecimentos internacionais e as adversidades de clima por aqui também estão trazendo algumas dificuldades. Mas a expectativa é de que a gente volte, aos poucos, à normalidade em relação à pandemia. Agora estamos todos vacinados, com a dose de reforço, inclusive, e isso, com certeza, irá impactar na questão dos riscos sanitários decorrentes da Covid-19. Nós passamos dois anos difíceis, mas, gradativamente, estamos retomando às atividades normais”, afirmou Ricken na abertura. “Fizemos uma avaliação muito positiva dentro da diretoria executiva sobre o que é possível fazer em 2022. É o último ano desta gestão. E, no ano que vem, nesta época, a nova diretoria irá decidir sobre a continuidade do trabalho. É um processo normal. Nós vamos conduzir as atividades ao longo desse período com bastante equilíbrio e planejamento. Nós queremos obter resultados. Nossos clientes são as cooperativas. Elas são a razão da nossa existência. Hoje são 220 cooperativas e nós trabalhamos para elas, dentro dos sete ramos de atividades”, acrescentou o presidente do Sistema Ocepar.
PRC200 - Na sequência, ele discorreu sobre as três propostas aprovadas pela diretoria da Ocepar, no dia 22 de fevereiro, que deverão ser levadas para discussão nas pré-assembleias, entre os dias 14 e 17 de março. São ações vinculadas ao Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, e que tratam sobre o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, um plano de saúde para atender o público cooperativista e de alianças estratégicas entre as cooperativas. Ricken salientou ainda que as atividades do Sistema Ocepar devem estar em sintonia com os 20 projetos estruturantes do PRC200. “Todo o nosso trabalho interno deve ser direcionado para esse plano de desenvolvimento das cooperativas do Paraná”, frisou.
Apresentações - A reunião prosseguiu com apresentações dos superintendentes: Nelson Costa, da Fecoopar, falou sobre as reformas que estão sendo realizadas na sede da entidade, em Curitiba. Robson Mafioletti, da Ocepar, abordou os protocolos sanitários que os funcionários devem seguir para reduzir o risco de contaminação pela Covid-19. Também informou as datas de realização das pré-assembleias (14 a 17 de março) e da Assembleia Geral Ordinária, no dia 1º de abril. Já Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, discorreu sobre a necessidade de adequação da equipe de colaboradores para atender às demandas das cooperativas nas áreas de formação profissional, promoção social e monitoramento, discutidas e aprovadas pelo Conselho de Administração da entidade e também com a diretoria executiva do Sistema Ocepar. Ao final, foi aberto espaço para o esclarecimento de dúvidas e manifestação dos participantes.