SISTEMA OCEPAR: Diretoria executiva promove segunda reunião geral do ano com equipes de trabalho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira (09/04), a segunda reunião geral de 2021 do Sistema Ocepar, virtualmente, por meio da plataforma Teams, com a participação do presidente da entidade, José Roberto Ricken, dos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, da Fecoopar, Nelson Costa, e do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, gerentes, coordenadores e funcionários.

Abertura - Na abertura, Ricken lembrou que tradicionalmente após a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sistema Ocepar, ocorrida na segunda-feira (05/04), a diretoria executiva promove um encontro com as equipes de trabalho para discutir o início do calendário de atividades. “Na Assembleia foram aprovados o nosso plano interno de ações e o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, o PRC200. Dessa forma, a nossa missão é fazer o que é necessário, relevante e essencial para atender as demandas das nossas cooperativas e promover o desenvolvimento do cooperativismo paranaense”, ressaltou. 

Cenário econômico e social - Ele lembrou das dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronavírus e suas consequências econômicas e sociais. “Ninguém passa imune a uma queda acentuada do PIB e, no ano passado, o PIB brasileiro caiu mais de 4% e isso pesa muito para a população. Nós vamos ter bastante desemprego, perda de renda, empobrecimento em todas as classes, principalmente entre aqueles que atuam nas atividades do dia a dia. Nós já conseguimos visualizar esse quadro até fisicamente nas cidades, com as lojas fechando e as pessoas pedindo na rua. Mas não podemos nos desesperar com esse quadro. Temos que fazer a nossa parte para reverter essa situação”, ressaltou. “A tendência é de que, na sequência, deva haver uma recuperação. Nós esperamos e torcemos para que isso ocorra o mais breve possível”, acrescentou.

Política - Outro ponto de atenção, de acordo com Ricken, é a movimentação no âmbito do legislativo. “Nós vamos ter várias ações na área parlamentar. O Congresso Nacional ficou meio paralisado e atualmente estão sendo votadas questões mais ligadas à pandemia, mas, depois, devem ocorrer alguns avanços nas reformas, naquilo que precisa ser ajustado em função da realidade e do que já estava planejado”, afirmou. Nesse sentido, uma das novidades desse ano do Sistema Ocepar é fortalecer as ações do cooperativismo paranaense nessa área. “Nós aprovamos na AGO a organização de uma área de apoio, que deverá fazer uma interação mais direta com a OCB, que tem um trabalho espetacular no Congresso Nacional. Vamos criar uma coordenação de ação parlamentar. Queremos ter pessoas para cuidar diariamente disso e possam nos subsidiar em nossas mobilizações em defesa dos interesses das nossas cooperativas”, salientou.

Apresentações - A reunião prosseguiu com a apresentação do Plano de Metas 2021, cujo detalhamento referente a cada área foi feito pelos superintendentes, com apoio dos gerentes e coordenadores.  O coordenador de gestão estratégica, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, explicou como é estruturado o plano de trabalho do Sistema Ocepar. “O Plano de Metas de 2021 foi estruturado a partir das diretrizes estratégicas, alinhadas ao PRC200, especialmente às demandas e necessidades das cooperativas paranaenses. As diretrizes são desdobradas em objetivos estratégicos e iniciativas, que serão executadas com o objetivo de alcançar o propósito da entidade, de ser relevante e essencial para o cooperativismo, e gerar resultados e valor para as cooperativas. Nesse contexto, o plano de trabalho de 2021 contempla 114 metas e 658 ações que devem ser realizadas durante o ano pela Ocepar; sete metas e 41 ações pela Fecoopar; e 206 metas e 1.598 ações pelo Sescoop/PR.

Referência - O presidente destacou que o PRC200 servirá para nortear as atividades desenvolvidas pela entidade. “Agradeço a participação de todos no nosso planejamento. Houve um compromisso geral e a certeza de que ele será realizado é maior. Quero desejar muito sucesso na execução do nosso plano de trabalho. Vamos somar os esforços. O PRC200 é nossa referência e vamos ter um comitê que fará o acompanhamento das ações nas três entidades que integram o Sistema”, frisou. Ricken também solicitou aos funcionários que cuidem da saúde, em virtude do agravamento da pandemia.  “Temos que ser bem realistas e analisar com tranquilidade o momento. Não é hora de baixar o alerta sobre a nossa saúde. Isso é fundamental para cada um de nós e nossas famílias. Vamos sair dessa situação difícil, mas com muito cuidado”, frisou.

Concessões rodoviárias - Ao final do evento, o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, repassou informações referentes às novas concessões das rodovias paranaenses e as propostas que estão sendo defendidas e encaminhadas ao governo federal por meio do G7, grupo das principais entidades representativas do setor produtivo paranaenses, do qual o Sistema Ocepar faz parte.

 

 

Conteúdos Relacionados