SISTEMA OCB: Nova diretoria quer atuar de forma sistêmica

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da OCB/CE e um dos novos diretores eleitos da Organização das Cooperativas Brasileiras (ACB), João Nicédio, afirmou que o novo modelo de governança adotado pelo Sistema OCB deve refletir positivamente nas atividades desenvolvidas pelo cooperativismo brasileiro. “A diretoria eleita tem a visão de trabalhar o cooperativismo de forma sistêmica, buscando evitar o máximo possível as discussões focadas em problemas locais e levar o debate dos temas para o âmbito nacional. Na minha avaliação, com essa mudança, nós poderemos ter efetivamente um grande fortalecimento do cooperativismo”, frisou.

 

Importância do setor - Ele acredita que o principal desafio da nova diretoria da OCB, eleita no dia 26 de abril, é mostrar a importância do cooperativismo para a sociedade em geral. “Devemos investir em diversas maneiras de fazer com que a sociedade compreenda a importância do cooperativismo para que o setor seja efetivamente conhecido e atinja o patamar condizente com a importância que ele tem para as pessoas, principalmente para os pequenos. E nós precisamos nos organizar para fazer uma grande divulgação do cooperativismo”, afirmou.
Relacionamento - De acordo com o presidente da OCB/CE, o setor já realiza um trabalho relevante junto à classe política e aos parlamentares, por meio da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e também com outros organismos importantes. “O nosso sistema hoje tem um contato muito forte com o Banco Central e o cooperativismo de crédito tem crescido muito em função desse bom relacionamento. Esperamos que as outras agências reguladoras do governo tenham essa mesma visão que o BC possui sobre o setor, de acordo com o ramo ao qual são vinculadas: a Agência Nacional da Saúde (ANS) sobre o cooperativismo de saúde, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sobre o cooperativismo de transporte e assim por diante”, afirmou Nicédio.

Conteúdos Relacionados