SIMEPAR: Começa a fabricação do radar que será instalado na sede da Coodetec

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

img foto4184Já está em fabricação nos Estados Unidos o segundo radar meteorológico do Instituto Simepar, que será instalado no município de Cascavel (Oeste), e que vai antecipar a previsão de tempestades e outros fenômenos climáticos severos no Estado em pelo menos 12 horas, segundo os meteorologistas.

Licitação internacional - Este mês, com a assinatura do contrato com a companhia norte-americana ECC, foi finalizado o processo de licitação internacional para a aquisição do equipamento, que deverá entrar em operação em 12 meses. A torre de concreto na qual será instalado o radar terá 25 metros e está sendo construída desde março em uma área cedida pela Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec). A entrega da torre está prevista para setembro. O investimento total é de R$ 9 milhões e provém de recursos próprios e do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia.

Escolha - O vice-diretor do Simepar, César Benetti, explicou que a escolha do Oeste está relacionada aos planos de aproveitamento hidrelétrico da Bacia do Iguaçu pela Copel, também por conta da presença das linhas de transmissão de Itaipu e pela importância da produção agrícola naquela região do Estado. ''Há também uma razão estratégica do ponto de vista meteorológico já que a maioria das tempestades que assolam o Estado chegam pela face oeste, vindas da Argentina'', disse Benetti.

Novo equipamento - O radar de Cascavel será o quinto em operação na região Sul do País e o segundo no Paraná. Os dados que serão gerados no novo equipamento vão complementar as informações registradas pelo único radar do Simepar, instalado sobre uma torre de 20 metros na zona rural do município de Teixeira Soares, nos Campos Gerais, há 150 quilômetros de Curitiba.

Minirrede - De acordo com Benetti, o governo estadual vai instalar a médio prazo uma minirede de radares no litoral e na Região Metropolitana. Segundo ele, os projetos estão prontos e aguardam a captação de recursos junto ao Banco Mundial. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados