SICREDI VALE DO PIQUIRI: Em 35 anos, de debaixo de uma escada para a Av. Paulista
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O início da história dos 35 anos da Sicredi Vale do Piquiri tem como ponto de partida o ano de 1988, debaixo de uma escada, onde funcionava a sede da C.Vale (Coopervale na época), tendo como patrimônio apenas um arquivo e uma mesa, com o nome de Credicopervale. Passadas mais de três décadas e muitas fusões com outras cooperativas de crédito do Paraná e do vizinho estado de São Paulo, a cooperativa chegou até o coração do maior centro financeiro do País, na Av. Paulista, em São Paulo. Hoje já são mais de 46 agências, de um total de 97, espalhadas por cidades paranaenses e paulistas.
História - Esta história foi contada na noite desta terça-feira (10/10), em Palotina, Oeste do Paraná, pelo presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso, durante homenagem aos pioneiros da cooperativa, na nova sede, inaugurada um dia antes, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior. “Somos fruto da união de seis cooperativas. Um marco importante que foi em 2016, com a inauguração da agência na Av. Paulista. Temos orgulho em ter como cooperado número 100 mil, o líder cooperativista Roberto Rodrigues. Desde aquela sede embaixo da escada, temos hoje mais de R$ 9 bi de ativos, 240 mil cooperados e 1.450 colaboradores. E hoje reconhecemos todo o esforço dos nossos pioneiros”, frisou.
Presenças - Nesta homenagem aos pioneiros, esteve presente ao evento, além de familiares, cooperados e colaboradores, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a gerente geral da OCB, Karla Tadeu de Oliveira, Rodrigo Rodrigues, filho de Roberto Rodrigues e diretor da Consultoria Falconi, os superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e um grupo de funcionários do Sistema Ocepar, que está participando dos Encontros de Núcleos Cooperativos nesta semana.
História- Ao fazer o uso da palavra, Karla Tadeu disse que se sentia privilegiada em poder conhecer a nova sede, em Palotina: “realmente, o privilégio é meu para estar neste espaço. Uma estrutura, moderna, arrojada, acolhedora e com muitas histórias. Vocês fundadores, devem se sentir muito orgulhosos por esta conquista. Além de ser um marco entre o passado e o futuro, ela representa um novo tempo de novas conquistas. Sem deixar de destacar que é guiada por esta visão da construção conjunta de uma sociedade mais próspera. O Paraná é referência para todo o Brasil quando falamos em cooperativismo”, frisou.
Escada - Já o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, se disse emocionado: “Pra mim, é uma emoção porque foi aqui, em Palotina, que iniciei a minha carreira profissional na Coopervale, quando o presidente era Amadeo Piovesan e o vice era Fábio Rosso”. Ricken ainda lembrou que o cooperativismo de crédito teve como marco decisivo o 10º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, em 1988, quando o então presidente Roberto Rodrigues trouxe como tema principal o ramo crédito para que se desenvolvesse de forma sustentável. “E, se olharmos esta nova sede da Sicredi e o que é hoje o sistema, vemos o quanto avançamos nessas décadas todas. Temo um sistema cooperativista de crédito sólido, pujante, presente cada vez mais na vida de milhões de brasileiros. A escada, onde iniciou a cooperativa, podemos ver como uma oportunidade que ela teve para crescer. Se você ganha um presente, você fica feliz. Mas, se ganha uma oportunidade, você se desenvolve e fica feliz. Aqui, no caso, a escada é sinônimo de felicidade”, frisou Ricken.