SICOOB UNICOOB: Atendimento no metaverso foi sucesso durante Show Rural
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A tecnologia foi destaque durante o Show Rural 2023 e não foi somente no campo. Além dos maquinários, uma novidade também esteve em evidência: o metaverso. Esse universo, busca unir os mundos real e virtual utilizando a realidade virtual.
Interação - No metaverso, as pessoas podem interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares 3D. Ou seja, o objetivo é que pessoas não sejam apenas observadores do virtual, mas façam parte dele.
Show Rural - Um pouco disso pode ser experimentado no Show Rural. Quem passou por lá teve a oportunidade de fazer parte desse novo universo por alguns minutos e além de ter uma vista aérea fantástica da feira, como se estivessem no mirante, ainda puderam vivenciar um atendimento realizado por colaboradores do Sicoob.
Atendimento - A analista da área de Relacionamento Digital, Luciana Nascimento Marçal foi uma das colaboradoras que atenderam os participantes da feira pelo metaverso e explica que as pessoas interagiram e conversaram como se estivessem pessoalmente, já que ouviam a voz dela e não a de um robô. “A euforia e encantamento da maioria dos participantes é algo inexplicável, me senti ao lado deles, literalmente, olhando e participando da experiência mesmo estando a quilômetros de distância. Eles queriam conversar, falar sobre como estava sendo a visita no Show Rural e de como tudo estava tão lindo e contagiante naquele momento”, afirma.
Avatares - Mas não exclusivamente a voz que constrói a experiência no metaverso. Luciana conta que para os deficientes auditivos que participaram da experiência, o mais importante foi ver a interação entre os avatares. “Como eles não me ouviam, a voz não era importante naquele momento. Mas eu percebi que poderia interagir de outras formas. Naquele momento um dos participantes parou e ficou bem próximo me olhando, ali senti que ele percebeu que não estava sozinho, foi muito legal e emocionante”, explica.
Entusiasmo - Esse entusiasmo também foi compartilhado pela assistente da área de Relacionamento Digital do Sicoob Central Unicoob, Veronica Aparecida Garcia Fernandes. Assim como Luciana, ela estava no escritório em Maringá (PR) e prestou esse atendimento para pessoas que estavam em Cascavel (PR).
Gratificante - Para ela, foi muito gratificante ter feito parte dessa experiência imersiva com os cooperados. “Juntamos a tecnologia com o atendimento humanizado e foi uma combinação perfeita. Perceber o entusiasmo da descoberta em cada atendimento, com as possibilidades proporcionadas pelo metaverso não tem preço. Mais uma forma de humanizar o relacionamento mesmo estando distante fisicamente”, conta.
Participantes - Ao todo, participaram cerca de 200 pessoas, que agora devem ter o atendimento continuado pelo time de Relacionamento Digital. (Imprensa Sicoob Unicoob)