SHOW RURAL: Palestras atraem muitos visitantes ao estande da Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Neste ano, além de promover a divulgação dos produtos e serviços das cooperativas paranaenses, durante o Show Rural Coopavel 2007, o estande do Sistema Ocepar/Sescoop Paraná realiza uma série de palestras técnicas sobre clima e agricultura e perspectivas do mercado para as culturas de milho e soja, além de temas relacionados a medicina preventiva, promovida em parceria pela Unimed Cascavel. Durante os dois primeiros dias do evento, participaram das palestras no estande do cooperativismo cerca de 200 produtores, esposas, filhos e filhas de cooperados.
Clima e mercado – O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura (Mapa), professor Luiz Renato Lazinski realiza durante toda esta semana do Show Rural, palestra com o tema “clima e agricultura”. Outro palestrante que participa desta série promovida pela Ocepar e pelo Sescoop-PR, é o ex-secretário de agricultura do Paraná, funcionário e ex-presidente da Conab e professor universitário, Eugênio Stefanello, que fala sobre “perspectivas de mercado para soja e milho”. Essas palestras acontecem diariamente no estande da Ocepar, às 10 horas e às 15 horas.
Unimed Cascavel – Numa parceria inédita com a Unimed Cascavel, também acontece durante os cinco dias do Show Rural, no estande do Sistema Ocepar, palestras sobre medicina preventiva e ginástica laboral. Na terça-feira (06/02), o urologista Dr. Malcon Jones Brigo, falou sobre “prevenção do câncer de próstata” que atraiu diversos interessados. Nesta quarta-feira acontece palestra com o médico cardiologista, Dr. Gerson Bredt Júnior sobre “hipertensão arterial”, que também contará com a presença da profissional de enfermagem Keile de Souza, colaboradora da Unimed Cascavel, que estará no estande da Ocepar realizando aferição de pressão arterial e dando orientações aos interessados. Na quinta-feira (08/02) o tema abordado será “intoxicações respiratórias por agrotóxicos”, a cargo do médico peneumologista, Dr. Humberto Golfieri Júnior. No último dia de Show Rural, sexta-feira (09/02) acontece a palestra sobre “uso correto de protetor solar”, a cargo do médico dermatologista, Dr. Carlos Alves Júnior. Essas palestras estão sendo promovidas todos os dias as 13h30. Todas as manhãs também acontece em frente ao estande, aulas de alongamento “Ginasticando”, a cargo do professor de Educação Física, Fábio Almeida, evento que tem atraído principalmente mulheres cooperadas.
Diretoria – Na segunda-feira (05/02), primeiro dia do Show Rural, a diretoria da Ocepar e do Sescoop Paraná realizaram a primeira reunião do ano, no estande, quando o presidente João Paulo Koslovski e o superintendente, José Roberto Ricken apresentaram o relatório de prestação de contas do ano de 2006. Durante o transcorrer da reunião, os dirigentes cooperativas receberam a visita do Secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério da Reforma Agrária, Valter Bianchini que na próxima semana tomará posse como Secretário da Agricultura do Estado do Paraná, do diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, do presidente do lado paraguaio, deputado estadual, Elton Welter e dirigentes de cooperativas do Paraguai, quando foram debatidos temas de interesse do cooperativismo paranaense. Valter Bianchini disse que este contato com Koslovski e demais dirigentes, foi uma ótima oportunidade de mais uma vez ouvir o setor cooperativista, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do Paraná.
Ministro – Quem também esteve visitando o estande do Sistema Ocepar na segunda-feira, em companhia do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli foi o ministro da Agricultura, Luiz Carlos Guedes Pinto, que manifestou-se impressionado com o tamanho do Show Rural, onde visitava pela primeira vez. “Me arrependeria imensamente se não pudesse ter vindo”, confidenciou ele para o presidente da Coopavel. Durante entrevista coletiva a imprensa o ministro falou sobre o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), afirmando que as medidas anunciadas irão atender as demandas da agropecuária nacional. Ele também abordou sobre a questão do foco de Febre Aftosa na Bolívia, revisão dos índices de produtividade para amparar políticas de reforma agrária, questão do plantio de organismos geneticamente modificados e os caminhos para o crescimento do setor privado.